TY - JOUR AU - Quina, Nelson AU - Ramos, Ricardo AU - Teixeira, Patrícia Bértolo AU - Zedam, Samir AU - Rodrigues, Maria José AU - Cardoso, Mário PY - 2023/03/17 Y2 - 2024/03/28 TI - A arte como auxílio no enriquecimento para a literacia climática: uma revisão bibliográfica JF - EduSer JA - EduSer VL - 15 IS - 1 SE - Artigos DO - 10.34620/eduser.v15i1.226 UR - https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/%20citationstylelanguage%20/download%20/index.php/eduser/article/view/226 SP - AB - <div><span lang="PT-BR">Perante um paradigma civilizacional materialista e consumista insurge-se uma cultura ocidental que, ainda que valorizando determinados desenhos de raciocínio, foi vindo a perder a sua relação com a Natureza. A voracidade insaciável por recursos pode colocar o planeta à beira da falência ambiental. No reconhecimento da gravidade das problemáticas ambientais e numa urgência de soluções, a comunidade científica educacional desdobra-se em alertas, recomendações e metas, no sentido de incrementar a consciencialização e a educação ambiental, admitindo a educação como fator-chave na mudança de comportamentos e atitudes. Debruça-se sobre novas estratégias, metodologias ou abordagens para aprender e sensibilizar para as alterações climáticas, havendo assim um grande desafio, perante a urgência de mitigar o problema e sensibilizar a população. Há também uma importância crescente de que a educação precisa de se reinventar para falar sobre o problema, visto que a literatura refere que existe um défice da escola ensinar sobre alterações climáticas, mas a questão permanece “como?”. Como podemos envolver as crianças e jovens, adultos do amanhã, num tópico tão complexo que é percebido como algo abstrato, e distante? Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as contribuições das artes na sensibilização para a crise climática, sendo que é uma área com potencial, mas inexplorada.</span></div> ER -