TY - JOUR AU - Santos, Jaqueline Gonçalves dos AU - Kanunfre, Carla Cristine AU - Rocha, Dalva Cassie PY - 2016/12/12 Y2 - 2024/03/28 TI - Aulas práticas sobre fisiologia humana no ensino médio brasileiro e no ensino secundário português: um estudo comparativo JF - EduSer JA - EduSer VL - 7 IS - 1 SE - Artigos DO - 10.34620/eduser.v7i1.61 UR - https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/%20citationstylelanguage%20/download%20/index.php/eduser/article/view/61 SP - AB - <p>Em Portugal há uma aula semanal exclusiva para a realização de aulas práticas, já no Brasil<br>apenas teóricas, ficando a critério do professor a realização de práticas. O objetivo do presente<br>trabalho foi comparar a componente prática das aulas de fisiologia humana, entre o ensino<br>médio brasileiro e o secundário português. Realizou-se análise comparativa dos documentos<br>curriculares; análise dos livros didáticos e, análise de questionário aplicado aos professores<br>brasileiros e portugueses. Os resultados obtidos mostraram que o documento curricular<br>português apresenta os planos e objetivos a serem atingidos, de forma padronizada. Essa<br>rígida padronização não é verificada nas diretrizes brasileiras, o que proporciona maior<br>liberdade, mas requer maior grau de responsabilidade e compromisso dos docentes para tornar<br>o processo de ensino-aprendizagem efetivo. Tanto em Portugal como no Brasil há uma<br>valorização das aulas no ensino de fisiologia humana, porém há vários fatores que limitam sua<br>realização.<br>Palavras-chave: Aulas práticas; documentos curriculares; ensino de Biologia; livros didáticos</p> ER -