Âmbito e Política
A EduSer é uma publicação científica do Instituto Politécnico de Bragança, fundada em 2003. Trata-se de uma publicação eletrónica, interdisciplinar, dirigida a investigadores/as e profissionais da educação em geral que pretende fomentar o debate científico e a difusão de resultados de investigação indutores de mudanças de práticas educativas e formativas. A partir de 2022, tendo em vista a promoção de um maior fortalecimento da partilha de conhecimento científico ao nível internacional, a revista publica artigos originais em três línguas: português, inglês e espanhol. A revista aceita manuscritos inéditos sobre investigação empiricamente sustentada ou reflexões teóricas e recensões críticas inovadoras que fomentem o avanço do conhecimento na área da educação em geral. Aceita em permanência a submissão de artigos de tema livre. Publica também números temáticos e não temáticos sob proposta de investigadores.
Tempo de revisão
Os revisores possuem 20 dias para completar a revisão. O tempo de comunicação dos resultados aos autores poderá ser superior a este período de tempo se os artigos necessitarem de um novo processo de revisão.
Tempo de publicação
Terminado o processo de revisão científica e de revisão da tradução dos resumos, a EduSer publicará os artigos em fluxo contínuo, mudando a partir de janeiro de 2023 a sua periodicidade semestral.
Conflito de interesses
A EduSer solicita aos revisores que manifestem ausência de conflito de interesses na avaliação dos artigos.
Responsabilidade ética
A Equipa Editorial da EduSer segue boas práticas em matéria de ética e previne irregularidades nas suas publicações não tolerando qualquer tipo de conduta antiética. Os autores que submetam artigos devem assegurar:
- que foram cumpridos todos os procedimentos éticos nos processos de investigação;
- que o artigo proposto é original e não foi submetido, no seu todo ou em parte, noutra revista, quer no formato impresso quer no eletrónico;
- a inexistência de qualquer forma de plágio e de auto-plágio (para mais informações consultar https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/citations/plagiarism.
Desta forma não serão permitidos textos com conteúdos ou linguagem discriminatórios e/ou ofensivos para um determinado grupo social. Nestes casos os artigos não entram no processo de avaliação, sendo rejeitados de antemão.
Os autores, no caso de pesquisas empíricas, são responsáveis por garantir que os padrões éticos para pesquisas envolvendo seres humanos sejam atendidos.
Para mais informações: Princípios Éticos dos Psicólogos e Código de Conduta (Associação Americana de Psicologia) >> Seção 8: Pesquisa e Publicação; Declaração de Helsinque da WMA - Princípios Éticos para Pesquisa Médica Envolvendo Seres Humanos
Para proteção dos direitos de autor a Eduser utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) e, para situações omissas que possam surgir, a Equipa Editorial entrará em contacto com os autores e seguirá o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação do COPE (Committee on Publication Ethics – http://publicationethics.org) ) e o Regulamento da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Bragança.
Periodicidade
A partir de janeiro de 2023 a EduSer passou à edição de artigos, em FLUXO CONTÍNUO, sendo estes publicados logo após terem sido avaliados e aprovados.
Política de incompatibilidade
Não se aceitam artigos que, de alguma forma, façam publicidade direta a produtos ou marcas.
Política de Acesso Livre
Os processos de submissão de artigos, avaliação, revisão e edição, não terão qualquer custo para o(s) autor(es).
A EduSer oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Procura-se, deste modo, divulgar o conhecimento a nível mundial ao mesmo tempo que se possibilita a utilização da investigação em benefício da educação e áreas afins.
Processo de Avaliação por Pares
A EduSer utiliza o processo de revisão cega por pares. Todos os artigos serão previamente submetidos a um detetor de plágio. Após a leitura do relatório de similaridade, os artigos serão enviados a pelo menos dois avaliadores, especialistas na temática do artigo. Do processo de revisão podem resultar várias situações:
- Se o artigo for aprovado pelos dois revisores, sem alterações, os/as autores/as são informados/as e o documento segue o processo normal de edição;
- Se o artigo for aprovado pelos dois revisores e sugeridas alterações estruturais, os/as autores/as são informados/as da necessidade de reformulação do artigo. Depois de realizadas as alterações solicitadas, o artigo será novamente enviado para os mesmos revisores que o poderão aceitar ou rejeitar.
- Se o artigo for aprovado por um revisor e rejeitado, por outro, o mesmo seguirá uma nova ronda de avaliação por mais dois especialistas. Se estes dois especialistas não aprovarem o artigo, este será recusado para publicação.
- Se a comissão científica da revista não contemplar especialistas no âmbito da temática de um artigo recebido, a equipa editorial selecionará avaliadores externos para avaliar esses artigos.
Terminado o processo de avaliação, os/as autores/as serão informados/as da decisão editorial, fundamentada com a opinião dos revisores. No caso do artigo ser aceite para publicação, os/as autores/as serão informados/as para colocar a informação da autoria (nome, afiliação institucional e endereço eletrónico) e reenviar o documento completo através da plataforma da revista.