Foco e Escopo

A revista EduSer é uma revista da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É uma publicação eletrónica, interdisciplinar de caráter científico-divulgativo, dirigida a investigadores/as e profissionais da educação em geral. Pretende fomentar o debate científico e profissional, o intercâmbio de ideias e a difusão de resultados de investigação indutores de mudanças de práticas educativas e formativas.

Trabalhos para publicação:

  1. A revista está aberta a contributos de todos/as os/as profissionais da educação para o envio de artigos relacionados com investigação e ensaios teóricos.
  2. Os trabalhos devem ajustar-se às normas de publicação da revista e serão submetidos a um processo de avaliação cega por pares com base em critérios de avaliação.
  3. Os artigos devem ser trabalhos inéditos.
  4. Afirmações, opiniões, imagens e conceitos apresentados nos artigos são da responsabilidade dos autores.
  5. Os artigos devem ser submetidos em formatos DOC, ODT ou RTF, sem identificação do/a(s) autor/a(es/as) e afiliação institucional.

Publicação:

Artigos (sínteses ou análises que exponham o estado da arte nos âmbitos dos temas da revista; propostas teóricas, avanços metodológicos, desenvolvimento de experiências inovadoras).

Recensões de livros e teses (comentários críticos de livros, documentos relevantes, ou teses, relacionados com temas educativos; possuem um caráter divulgativo e não estão sujeitas a avaliação científica. A responsabilidade dos comentários é dos respetivos autores).

Relatos de experiências (possuem um caráter divulgativo e não estão sujeitas a avaliação científica; responsabilidade dos comentários é dos respetivos autores; visam a divulgação de experiências e projetos educativos inovadores em fase de implementação).                       

Processo de Avaliação por Pares

A revista EduSer, utiliza o processo de revisão cega por pares. Todos os artigos submetidos à revista serão submetidos a pelo menos dois avaliadores, especialistas na temática do artigo. Do processo de revisão podem resultar várias situações:

  • Se o artigo for aprovado pelos dois revisores, sem alterações, os/as autores/as são informados/as e o documento segue o processo normal de edição;
  • Se o artigo for aprovado pelos dois revisores e sugeridas alterações estruturais, s/as autores/as são informados/as da necessidade de reformulação do artigo. Depois de realizadas as alterações solicitadas, o artigo será novamente enviado para os mesmos revisores que o poderão aprovar ou reprovar.
  • Se o artigo for aprovado por um revisor e reprovado por outro, o artigo seguirá uma nova ronda de avaliação por mais dois especialistas. Se estes dois especialistas não aprovarem o artigo, o artigo será recusado para publicação.
  • Se a comissão científica da revista não contemplar especialistas no âmbito da temática de um artigo recebido, a equipa editorial selecionará avaliadores externos para avaliar esses artigos.

Terminado o processo de avaliação, os/as autores/as serão informados/as da decisão editorial, fundamentada com a opinião dos revisores. No caso do artigo ser aceite para publicação, os/as autores/as serão informados/as para colocar a informação da autoria (nome, afiliação institucional e endereço eletrónico) e reenviar o documento completo através da plataforma da revista.

Periodicidade

A revista edita dois números por ano, em formato PDF.

Política de incompatibilidade

Os editores responsáveis pela edição de números da revista, não poderão submeter e consequentemente publicar artigos nesse número da revista.

Os artigos oriundos de investigadores de uma instituição, não poderão ser avaliados por revisores da mesma instituição.

Política de Acesso Livre

Os processos de submissão de artigos, avaliação, revisão e edição, não terão qualquer custo para os/as autores/as.

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Procura-se, deste modo, divulgar o conhecimento a nível mundial ao mesmo tempo que se possibilita a utilização da investigação em benefício da educação.

A publicação está sob licença:

 Licença Creative Commons
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A revista possui Manual de Boas Práticas