Chamada de artigos

EduSer é uma revista da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança que publica esta chamada de artigos para o dossiê: EDUCAÇÃO DECOLONIAL COMPLEXA: RE-LIGAÇÕES COMPLEXAS, organizado por Milagros Elena Rodríguez (UDO-Venezuela), Ivan Fortunato (IFSP-Itapetininga-Brasil) e Osmar Hélio Alves Araújo (UFPB-Brasil).

Este dossiê tem como objetivo reunir artigos que abordem uma educação decolonial planetária complexa e transdisciplinar que represente rupturas definitivas em suas concepções. Esta é uma edição especial proposta para conciliar a decolonialidade planetária como apodítica da complexidade (Rodríguez, 2021) e a díade decolonialidade planetaria-complexidade como libertadora da educação que contribui para a Terra como pátria (Rodríguez, 2022).

As propostas de artigos devem estar vinculadas aos eixos que compõem a chamada temática, com foco em:

a) Pensamento complexo na decolonialidade planetária da educação
b) Decolonialidade planetária e pedagogias complexas
c) Educação planetária e projetos descoloniais planetários
d) Contribuições da Educação Planetária para a salvaguarda da Terra como pátria e) Conhecimento-saber como promotores de uma educação decolonial e complexa f) Pesquisas complexas em Educação Planetária

  • Submissão de artigos completos: até 31 de outubro de 2022

  • Edição e publicação: dezembro de 2022.

    IMPORTANTE
    A submissão de artigos deve seguir rigorosamente as normas da Revista disponíveis em:

    https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/submissions

    Os artigos devem ser encaminhados previamente aos organizadores do dossiê: Milagros Elena Rodríguez, melenamate@hotmail.com, Ivan Fortunato, ivanfrt@yahoo.com.br, Osmar Hélio Araújo, osmarhelio@hotmail.com

    O corpo editorial e os organizadores do dossiê temático agradecem desde já o interesse e a disposição da comunidade acadêmica em socializar produções que promovam uma educação decolonial planetária complexa e transdisciplinar com religações complexas.

    Referências

    Rodríguez, Milagros Elena. (2021). La decolonialidad planetaria como apodíctica de la transcomplejidad. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié, Vol. 1, No. 1. Janeiro – Junho. Rodríguez, Milagros Elena. (2022). Somos natureza na Terra-pátria: visões decoloniais do complexo planetario. “Revista Educar Mais”, Vol. 6, pp. 209-220.

Propuesta de Convocatória

EduSer es una revista de la Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança que publica la convocatoria del Monográfico: EDUCACIÓN DECOLONIAL PLANETARIA: RE-LIGAJES COMPLEJOS, organizado por Milagros Elena Rodríguez (UDO-Venezuela), Ivan Fortunato (IFSP-Itapetininga-Brasil) y Osmar Hélio Alves Araújo (UFPB- Brasil).

Este monográfico tiene como objetivo reunir artículos que abordan la educación decolonial planetaria compleja y transdisciplinar que representen rupturas definitivas en sus concepciones. Se trata de un número especial propuesto para conciliar la decolonialidad planetaria como apodíctica de la complejidad (Rodríguez, 2021) y la diada decolonialidad planetaria – complejidad como liberadora de la educación que coadyuve a la Tierra como patria (Rodríguez, 2022).

Las propuestas de artículos deben estar vinculadas a los ejes que componen la convocatoria temática, centrándose en:

a) El pensamiento complejo en la decolonialidad planetaria de la educación.
b) Decolonialidad planetaria y pedagogías complejas.
c) Educación planetaria y proyectos decoloniales planetarios.
d) Aportes de la Educación planetaria a la salvaguarda de la Tierra como patria.
e) Conocimientos-saberes como promotores de un educación decolonial y compleja f) Investigaciones complejas en la Educación Planetaria

  • Envío de artículos completos en el apartado de Dosier: hasta el 31 de octobre de 2022.

  • Edición y publicación: deciembre de 2022.

    CONSIDERACIONES
    El envío de artículos debe cumplir estrictamente con las reglas de la Revista disponible en:

    https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/submissions

    Los articulos deben enviarse primeramente a los organizadores del dossier: Milagros Elena Rodríguez, melenamate@hotmail.com, Ivan Fortunato, ivanfrt@yahoo.com.br, Osmer Hélio Araújo, osmarhelio@hotmail.com

    El consejo editorial y los organizadores del dossier temático agradecen de antemano el interés y disposición de la comunidad académica por socializar producciones que promuevan una educación decolonial planetaria compleja y transdisciplinar con re-ligajes complejos.

    Referencias

    Rodríguez, Milagros Elena. (2021). La decolonialidad planetaria como apodíctica de la transcomplejidad. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié, Vol. 1, No. 1. Janeiro – Junho. Rodríguez, Milagros Elena. (2022). Somos natureza na Terra-pátria: visões decoloniais do complexo planetario. “Revista Educar Mais”, Vol. 6, pp. 209-220.