Dossier temático: Formação Inicial para a Docência: Avanços e Recuos?

 

Editores Convidados

Elisabete Mendes Silva

Manuel Vara Pires

Paula Vaz

 

Nota de apresentação do dossier

No cenário em constante evolução da educação, a relevância da formação inicial para educadores e professores é fundamental e não pode ser subestimada. Ela é essencial para construir as bases do futuro da educação e do ensino, influenciando diretamente as competências, perspetivas e metodologias dos futuros profissionais da educação. No entanto, os avanços e recuos nas orientações oficiais e nos programas disponibilizados pelas instituições de ensino superior formadoras têm “tecido” uma teia matizada de equívocos, desafios e oportunidades, exigindo uma análise crítica do seu estado atual.

No centro deste discurso reside a questão da preparação ou capacitação de futuros docentes. Quão bem preparados estão os educadores e professores para enfrentar as salas de atividades ou de aula contemporâneas influenciadas pelos complexos contextos socioculturais e pelas diferentes necessidades de crianças/alunos? Como é que os educadores e professores estão a lidar com a necessidade de reestruturação das salas de aula devido aos avanços tecnológicos contínuos, e a necessidade de repensar a ação pedagógica? Qual a qualidade dos enquadramentos e os programas de formação inicial para a docência no sentido de equipar os futuros educadores e professores com as ferramentas, métodos e estratégias mais adequados?

Assim, uma abordagem fundamentada e holística à formação dos futuros docentes torna-se primordial. Ao reconhecer e celebrar as diversas perspetivas culturais dentro da sala de aula, os educadores e professores podem criar um terreno fértil para a aprendizagem significativa e para o desenvolvimento holístico de cada criança ou jovem. A promoção de ambientes educacionais que valorizam e integram diversas competências culturais abre portas, não apenas, à inclusão, nas suas mais diversas dimensões, mas também nutre o pensamento crítico e criativo.

A colaboração também se constitui como uma pedra angular de uma efetiva e sustentada evolução da formação inicial para a docência. Os atores envolvidos, desde as instituições formadoras, passando pelos diversos decisores oficiais, até setores da comunidade, devem empenhar-se num diálogo construtivo para cocriar enquadramentos de formação inicial inclusivos e responsivos. Ao abraçar visões e “sabedorias” coletivas, os currículos da formação inicial para a docência podem adaptar-se proactivamente às necessidades em evolução dos futuros educadores e professores, permitindo-lhes não apenas o desenvolvimento de conhecimentos e competências, mas também de empatia, resiliência e compromisso com a práxis transformadora.

É com base nessas considerações sobre os avanços e os recuos que a formação inicial para a docência tem vivenciado, tema do INCTE 2024, e reconhecendo que há espaço para um debate e reflexão mais amplos, que abrimos esta chamada de artigos, convidando todos os interessados a submeterem artigos para contribuir com essa análise.

 

Prazos

31.07.2024 | submissão de artigos

01.08.2024 | início do processo de revisão

31.10.2024 | notificação aos autores relativamente ao resultado de revisão

30.11.2024 | submissão da versão revista dos textos

 

Normas:

Os artigos devem ter uma extensão de entre 12 e 15 páginas, incluindo resumo, ilustrações, gráficos, mapas, tabelas e referências bibliográficas e devem obedecer à estrutura indicada pela Revista EDUSER. No momento da submissão na plataforma da Revista, os autores devem fazer referência ao Incte’24.

Consulte as regras de submissão em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/submissions#condicoes

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação dos editores convidados, sujeitos a uma revisão cega por pares.

Línguas de submissão dos textos: português, inglês e espanhol

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dossier temático: Formación inicial para la docencia: ¿avances y retrocesos?

 

Editores convidados

Elisabete Mendes Silva

Manuel Vara Pires

Paula Vaz

 

Presentación del dossier

En el panorama de la educación, en constante evolución, la relevancia de la formación inicial de educadores y profesores es fundamental y no puede subestimarse. Es esencial para sentar las bases del futuro de la educación y la enseñanza, influyendo directamente en las competencias, perspectivas y metodologías de los futuros profesionales de la educación. Sin embargo, los avances y retrocesos en las directrices oficiales y en los programas impartidos por las instituciones de enseñanza superior han «tejido» una matizada red de malentendidos, retos y oportunidades, que exige un análisis crítico de su estado actual.

En el centro de este discurso está la cuestión de la preparación o formación de los futuros profesores. ¿Hasta qué punto están preparados los educadores y profesores para enfrentarse a las aulas contemporáneas influidas por contextos socioculturales complejos y las diferentes necesidades de los niños/alumnos? ¿Cómo afrontan los educadores y profesores la necesidad de reestructurar las aulas debido a los continuos avances tecnológicos y la necesidad de replantearse la acción pedagógica? ¿Cuál es la calidad de los marcos y programas de formación inicial del profesorado para dotar a los futuros educadores y profesores de las herramientas, métodos y estrategias más adecuados? Por lo tanto, es esencial un planteamiento informado y holístico de la formación de los futuros profesores. Al reconocer y celebrar las diversas perspectivas culturales dentro del aula, los educadores y profesores pueden crear un terreno fértil para el aprendizaje significativo y el desarrollo holístico de cada niño o joven. Promover entornos educativos que valoren e integren las diversas competencias culturales no sólo abre las puertas a la inclusión en sus dimensiones más diversas, sino que también nutre el pensamiento crítico y creativo..

La colaboración es también la piedra angular de una evolución eficaz y sostenida de la formación inicial del profesorado. Los agentes implicados, desde las instituciones de formación hasta los distintos responsables oficiales y los sectores de la comunidad, deben entablar un diálogo constructivo para crear conjuntamente marcos de formación inicial inclusivos y con capacidad de respuesta. Al adoptar visiones y «sabidurías» colectivas, los currículos de formación inicial del profesorado pueden adaptarse proactivamente a las necesidades cambiantes de los futuros educadores y profesores, permitiéndoles no sólo desarrollar conocimientos y habilidades, sino también empatía, resiliencia y compromiso con la praxis transformadora.

Partiendo de estas consideraciones sobre los avances y retrocesos que ha experimentado la formación inicial del profesorado, tema del INCTE 2024, y reconociendo que hay espacio para un debate y reflexión más amplios, abrimos esta convocatoria de ponencias, invitando a todos los interesados a presentar artículos que contribuyan a este análisis.

 

Plazos

31.07.2024 | envío de artículos

01.08.2024 | inicio del proceso de revisión

31.10.2024 | notificación a los autores de los resultados de la revisión

30.11.2024 | presentación de la versión revisada de los textos

 

Directrices:

Los artículos deberán tener una extensión de entre 12 y 15 páginas, incluyendo resumen, ilustraciones, gráficos, mapas, tablas y referencias bibliográficas, y deberán ajustarse a la siguiente estructura indicada por EDUSER. Al enviar el artículo a la plataforma de la revista, los autores deben hacer referencia a Incte'24.

Consulte las normas de presentación en: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/submissions#condicoes

Todos los trabajos serán presentados a los editores invitados, sujetos a revisión ciega por pares.

 

Idiomas de presentación: portugués, inglés y español