Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital

Conteúdo do artigo principal

Sandra Amaro
Altina Ramos
António Meneses Osório

Resumo

Pretende-se com o presente texto reflectir e problematizar os paradigmas de aprendizagem tradicional, que se centra na transmissão passiva do conhecimento, e construtivista, que se centra na construção activa do conhecimento pelo aluno, e a forma como se reflectem em contexto de sala de aula, dando-se particular ênfase à aprendizagem colaborativa com recurso ao online. Reflecte-se, também, sobre as redes de aprendizagem e o conceito do emoderador e a mediação colaborativa. Desta forma questiona-se a reacção da escola à revolução tecnológica que se vive fora dela e a inclusão da mesma nas práticas educativas. Por último, explora-se o que poderá ser a escola do futuro tendo em conta a mudança dos paradigmas de aprendizagem e o recurso aos ambientes educativos online. Neste sentido pondera-se sobre como são as escolas na era digital.


Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; redes de aprendizagem online; escola do futuro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Amaro, S., Ramos, A., & Osório, A. M. (2016). Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital. EduSer, 1(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.11
Secção
Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)