A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Num mundo em que a ciência/tecnologia têm cada vez mais impacto/influência, torna-se necessário a formação de cidadãos aptos a lidar com tal desenvolvimento. A perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) de ensino das ciências, ao valorizar a interligação ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, pode promover uma educação científica contextualizada, que possibilite aos alunos as competências para agir no quotidiano. Pelo fato desta perspetiva se ter virndo a fundamentar como uma abordagem de sucesso no ensino e um enfoque importante na educação científica, é imprescindível que seja considerada no processo educativo, principalmente, nos livros didáticos. Apresenta-se um estudo centrado na análise de livros didáticos de ciências, um brasileiro e outro português, 6.º ano, com o objetivo de identificar conteúdos/atividades CTSA. Efetuou-se uma análise de conteúdo, com base num instrumento de análise priviamente concebido, e os resultados mostram abordagens CTSA (informação facultada, e atividades propostas), evidenciando-se uma maior presença de episódios indicadores no livro brasileiro.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
Alves, D. F. (2005). Manuais Escolares de Estudo do Meio, Educação CTS e Pensamento Crítico. Tese de Mestrado em Educação em Ciências. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Bazzo, W. et al. (2003). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: Organização dos Estados Iberoamericanos [OEI] para a educação, a ciência e a cultura.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Brasil (1996). Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União.
Carvalho, G. S. (2009). Literacia Científica – conceitos e dimensões. Lisboa: Lidel, 179‐194.
Costa, A., & Scrivano, C. N. (2012). Oficina do saber 6 – Ciências. São Paulo. Editora Leya.
Fernandes, I. M. (2015). A perspetiva CTSA nos documentos oficiais curriculares e nos manuais escolares de Ciências da Educação Básica: estudo comparativo entre Portugal e Espanha. Tese de Doutorado. Madrid: Universidade de Valladolid.
Fernandes, I., Pires, D., & Villamañán, R. (2015). Análise das Inter-relações CTSA nas Orientações Curriculares de Portugal e Espanha (10-12 anos). In P. Membiela, N. Casado e Mª Isabel Cebreiros (Eds.). Book: Presente e Futuro do Ensino das Ciências. Ourense: Educación Editora.
Fernandes, I., Pires, D., & Villamañán, R. (2014). Educação em Ciência com orientação CTSA: Construção de um instrumento de análise. Journal Internacional Formación Universitaria. Vol. 7(5), 23-32.
Fernandes, I. M., & Pires, D. M. (2013). As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB. Revista de Educação, 5 (2), 35-47.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (2005). Investigação Qualitativa: Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
Ministério da Educação – Departamento da Educação Básica [DEB] (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais. Lisboa: DEB.
Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental [SEF] (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF.
Motta, L., & Viana, M. A. (2015). Viva a terra!6 - Ciências da Natureza. Porto: Porto Editora.
Parreira, S. (2012). Perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências - Concepções e práticas de Professores de Ciências da Natureza do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Metrado em Ensino de Ciências. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
Santos, W. L. (2008). Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 1 (1), 109-131.
Vasconcellos, E. S., & Santos, W. L. (2008). Educação ambiental por meio de tema CTSA: relato e análise de experiência em sala de aula. In. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). Universidade Federal do Paraná: Curitiba.