A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal

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Carla Bianca Souza
Delmina Pires
William Souza

Resumo

Num mundo em que a ciência/tecnologia têm cada vez mais impacto/influência, torna-se necessário a formação de cidadãos aptos a lidar com tal desenvolvimento. A perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) de ensino das ciências, ao valorizar a interligação ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, pode promover uma educação científica contextualizada, que possibilite aos alunos as competências para agir no quotidiano. Pelo fato desta perspetiva se ter virndo a fundamentar como uma abordagem de sucesso no ensino e um enfoque importante na educação científica, é imprescindível que seja considerada no processo educativo, principalmente, nos livros didáticos. Apresenta-se um estudo centrado na análise de livros didáticos de ciências, um brasileiro e outro português, 6.º ano, com o objetivo de identificar conteúdos/atividades CTSA. Efetuou-se uma análise de conteúdo, com base num instrumento de análise priviamente concebido, e os resultados mostram abordagens CTSA (informação facultada, e atividades propostas), evidenciando-se uma maior presença de episódios indicadores no livro brasileiro.

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Como Citar
Souza, C. B., Pires, D., & Souza, W. (2018). A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. EduSer, 10(2), 1–17. https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.112
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Referências

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