Programa de Formação Contínua em Matemática: Um contexto rico de supervisão

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Cristina Martins
Leonor Santos

Resumo

Este texto tem por base uma investigação em curso no âmbito do programa de doutoramento em Educação na especialidade de Didáctica da Matemática da primeira autora, sendo a segunda a orientadora. O estudo, de natureza qualitativa, apresenta como contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, tendo como principal objectivo verificar o contributo deste programa no desenvolvimento profissional do professor. Este programa de formação apresenta características particulares e inovadoras, o tipo de sessões previstas, prevendo a presença do formador em sala de aula; a planificação conjunta e posterior experimentação de tarefas; a ênfase na reflexão sobre as práticas; a importância do trabalho colaborativo; entre outros aspectos igualmente valorizados nas suas linhas orientadoras. Assim, pelas suas características, é, à partida, um contexto rico de supervisão, mas é a voz de uma professora participante neste estudo que nos leva a reforçar esta ideia.


Palavras-chave: Supervisão; programa de formação contínua; desenvolvimento profissional; reflexão, papel do supervisor.

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Como Citar
Martins, C., & Santos, L. (2016). Programa de Formação Contínua em Matemática: Um contexto rico de supervisão. EduSer, 2(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v2i1.18
Secção
Artigos