Resenha do livro Escolas e Professores proteger, transformar, valorizar, de autoria de António Nóvoa, com colaboração de Yara Alvim

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Lucianna Munhoz
Guilherme do Val Toledo Prado

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma resenha crítica a respeito do último livro de António Nóvoa publicado no Brasil, no ano de 2022. A obra foi escrita em colaboração com a professora Yara Alvim e tem como intenção suscitar a discussão sobre a formação de professores, que se tornou ainda mais urgente devido às novas demandas impostas pela pandemia do Coronavírus.  A obra foi dividida em seis capítulos: os dois primeiros abordam a necessidade de reinvenção da escola, o terceiro versa sobre as dificuldades e soluções que os professores encontraram na pandemia e nos três últimos textos os autores apostam na importância da formação inicial e da continuada como resposta para as transformações almejadas. O modelo de formação proposto por eles sugere um terceiro espaço formativo que não é somente a universidade e nem somente a escola, mas uma casa comum, na qual a formação dos futuros professores e a formação de professores em exercício ocorram concomitantemente, com atenção especial ao momento do ingresso dos professores iniciantes em sala de aula, chamado de período de indução profissional. Tal modelo remete a projetos de formação de professores organizados por universidades, como o UniverCidade, da Universidade de Évora e o Complexo de Formação de Professores, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos quais as relações entre todos os envolvidos ‒ estudantes, escolas e universidade ‒ acontecem de forma dialógica, horizontal e colaborativa.

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Como Citar
Munhoz, L., & Prado, G. do V. T. (2022). Resenha do livro Escolas e Professores proteger, transformar, valorizar, de autoria de António Nóvoa, com colaboração de Yara Alvim. EduSer, 1(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.202
Secção
Dossiê temático: Educação Decolonial Complexa: Re-ligações Complexas

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