Projeto musical performativo baseado na abordagem A2018
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A realização de projetos assentes em performances musicais no âmbito da disciplina de Educação Musical do Ensino Básico em Portugal é uma constante. A novidade deste trabalho recai numa proposta metodológica que perspectiva a PM como um campo de ação educativo potenciador das experiências de ensino-aprendizagem em música e de relações pedagógicas mais condicentes com as necessidades ditadas pelo ideal/real da escola na atualidade. A abordagem A\2018 consiste numa ferramenta didática que foi desenhada para operar na realização de atividades musicais educativas do ciclo de estudos supramencionado. Este trabalho pretende fazer a exposição das respetivas premissas de conceção e de operacionalização para que possam servir de referência básica ao desenvolvimento de projetos musicais performativos em contexto de sala de aula de Educação Musical.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Aguiar, L. F. (2022). Modernismo/Hipermodernismo: O debate teórico italiano contemporâneo. Scripta, 25(55), 428-456. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n55p428-456
Alves, V. (2021). A418: Um contributo para a pesquisa artística em música. Journal for Artistic Research, 25. https://doi.org/10.22501/jar.949733
Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (2018). Psicologia educacional. Interamericana.
Bandura, A. (2017). Teoria social cognitiva. (7.ª ed.). Freeman.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida (2.ª ed.). Zahar.
Boal-Palheiros, G., & Hargreaves, D. J. (2001). Listening to music at home and school. British Journal of Music Education, 18(2), 103-118. https://doi.org/10.1017/S0265051701000213
Bruner, J. (2019). Uma nova teoria de aprendizagem. Edições Block.
Cabral, M. (2019). Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico [Relatório de Mestrado]. Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/19768
Campbell, PS (2021). Música exótica, multiculturalismo e música escolar. Visões da Pesquisa em Educação Musical, 16(5), 20. https://opencommons.uconn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1776&context=vrme
Clauhs, M., & Cremata, R. (2020). Student voice and choice in modern band curriculum development. Journal of Popular Music Education, 4(1), 101-116. https://doi.org/10.1386/jpme_00016_1
Cogdill, S. H. (2015). Applying Research in Motivation and Learning to Music Education: What the Experts Say. Update: Applications of Research in Music Education, 33(2), 49–57. https://doi.org/10.1177/8755123314547909
Hinkle, D. E., Wiersma, W., & Jurs, S. G. (2014). Applied statistics for the behavioral sciences (7.ª ed.). Wadsworth Cengage Learning.
Junqueira, M. L., Peruzzo, L., & Carvalho, C. (2019). A pesquisa educacional baseada em arte (PEBA) e a música. Revista da ABEM, 26(41). http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/770
Lazzarin, L. F. (2005). Por uma crítica à nova filosofia da educação musical. Educação & Realidade, 30(1), 103-124. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3172270
Lyotard, J.-F. (2009). A condição pós-moderna (12.ª ed.). José Olympio Editora.
Ministério da Educação. (s.d.). Educação Musical – Programa de Educação Musical do Ensino Básico do 2.º Ciclo: vol. I. Direção Geral da Educação. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/eb_em_programa_2c_i.pdf
Mohedo, M. T. D., & Bújez, A. V. (2014). Project based teaching as a didactic strategy for the learning and development of basic competences in future teachers. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 141, 232-236. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.05.040
Nascimento, G. R. (2019). Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico [Relatório de Mestrado]. Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/19767
Powell, B., Hewitt, D., Smith, G. D., Olesko, B., & Davis, V. (2020). Curricular change in collegiate programs: Toward a more inclusive music education. Visions of Research in Music Education, 35(16), 1-22. https://opencommons.uconn.edu/vrme/vol35/iss1/16)
Rolling, J. (2010). A paradigm analysis of arts-based research and implications for education. National Art Education Association Srudies in Art Educatian: A Journal of Issues and Research, 102-114. https://doi.org/10.1080/00393541.2010.11518795
Vygotsky, L. S. (1998). Mind in society: Development of higher psychological processes. Harvard University Press.