Direitos humanos e etnomatemática: formas outras de compreender a educação (matemática)

Conteúdo do artigo principal

Élida de Sousa Peres
Charleston Silva de Souza

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater um caminho de reflexão no âmbito dos direitos humanos, por meio de uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. O texto parte dos estudos de D’Ambrosio, Vergani, Benevides, Mignolo e Ballestrini, e busca aproximar direitos humanos e etnomatemática. Como experiência de pensamento, este estudo propicia uma releitura histórica para a compreensão do sistema mundo, destacando a colonialidade enraizada no sistema educativo desde o período colonial até os dias atuais, onde o conhecimento europeu é legitimado como marco científico, acadêmico e mundial, invisibilizando os saberes de grupos subalternos. Concluímos que este trabalho visa experiências de libertação e transgressão no processo formativo da produção de conhecimento no contexto educacional nas práticas de ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Peres, Élida de S., & Silva de Souza , C. (2022). Direitos humanos e etnomatemática: formas outras de compreender a educação (matemática). EduSer, 1(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.210
Secção
Dossiê temático: Educação Decolonial Complexa: Re-ligações Complexas

Referências

Barroco, M. L. S. (2008). O significado sócio-histórico dos direitos humanos e o serviço social. In Palestra da Conferência Mundial de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalho. Salvador, BA.

Benevides, M. V. (2009). Cidadania e direitos humanos. IEA. www.iea.usp.br/artigos

D’Ambrósio, U. (1996). Educação matemática: da teoria à prática. Papirus.

D’Ambrósio, U. (2005). Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Autêntica.

D’Ambrosio, U. (2016). A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Perspectivas da Educação Matemática, 9(20), 222-234.

Dos Santos Rodrigues, I. C. F. (2020). Escolas de ontem e de hoje na Amazônia Paraense: Fissuras em prol das aprendizagens e da formação docente. REMATEC, 15(33), 224-241.

Grosfoguel, R. (2019). Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Autêntica, 55-77.

Maldonado-Torres, N. (2018). Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico, 2, 27-53.

Mignolo, W. (2008). Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF, 34(1), 287-324.

Quijano, A. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. CLACSO.

Vergani, T. (2007). Educação etnomatemática: O que é. Flecha do Tempo.

Vieira, L. B., & Moreira, G. E. (2020). Contribuições da educação matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, 8(2), 173-188.

Vieira, L. B., & Moreira, G. E. (2020). Políticas públicas no âmbito da educação em direitos humanos: Conexões com a educação matemática. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 8(2), 622-647.