Ensino, progresso e empenho no sucesso da escola TEIP o caso de um agrupamento de escolas do concelho de Sintra
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Canário, R. (2000). Territórios educativos de intervenção prioritária: A escola face à exclusão social. Revista de Educação, vol. IX, n.º 1, 125-134.
Comissão Europeia/EACEA/Eurydice. (2015). Garantia da qualidade na educação: Políticas e abordagens à avaliação das escolas na Europa. Relatório Eurydice. Serviço de Publicações da União Europeia.
Conselho da União Europeia. (2004). «Educação e formação para 2010». A urgência das reformas necessárias para o sucesso da estratégia de Lisboa. Jornal Oficial da União Europeia. https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/59381b9f-3a72-4bca-9b8f-1f9029644152/language-pt
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República, 1.ª Série - N.º 129. https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961
Despacho Normativo n.º 55/2008, de 23 de outubro. Diário da República, 2.ª Série - N.º 206. https://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/html
Ferreira, I., & Teixeira, A. (2010). Territórios educativos de intervenção prioritária: Breve balanço e novas questões. Sociologia: Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, XX, 331-350.
Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro. Diário da República, 1.ª Série - N.º 294. https://data.dre.pt/eli/lei/31/2002/12/20/p/dre/pt/html
Mata, J. (2015). A Igualdade e a desigualdade na educação em Portugal [Tese de Doutoramento, ISCTE]. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/12469?mode=full
Mouraz, A. (2017). Os efeitos do programa TEIP na territorialização curricular, vistos pela IGE. Interacções 13(46), 1-14.
OCDE. (2014). Perspetivas das políticas de educação Portugal. https://www.oecd.org/education/EDUCATION%20POLICY%20OUTLOOK_PORTUGAL_PRT.pdf
Plano Anual de Atividades 2021/2022. ESCOLA PARA OS VALORES Um caminho para a cidadania. Agrupamento de Escolas Ruy Belo.
Projeto Educativo 2021-2014. “Uma Escola construída por todos”. Agrupamento de Escolas Ruy Belo.
Projeto GAAF 2021/2022. Regimento GAAF. “Uma Escola construída por todos”. Agrupamento de Escolas Ruy Belo.
Relatório de Avaliação Externa das Escolas (2016/2017). Relatório Agrupamento de Escolas Ruy Belo. Inspeção-Geral da Educação e Ciências.
Relatório da Equipa de Autoavaliação 2017-2019. Agrupamento de Escolas Ruy Belo.
Relatório Projeto TEIP (2009-2011). Agrupamento de Escolas Ruy Belo.
Plano Plurianual de melhorias TEIP (2018-2021). Agrupamento de Escolas Ruy Belo.
Plano estratégico (2018-2021). Agrupamento de Escolas Ruy Belo.
Sampaio, M., & Leite, C. (2015). TEIP e avaliação externa de escolas: o lugar da justiça social nas políticas de promoção do sucesso escolar e da melhoria educacional. Seminário internacional "Avaliação externa de escolas". https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/81472/2/107337.pdf
Sampaio, M., & Leite, C. (2016). A avaliação externa das escolas e os TEIP na sua relação com a justiça social. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 115-136.
Sampaio, M., & Leite, C. (2017). From curricular justice to educational improvement: What is the role of schools’ self-evaluation? Improving Schools, 1–14.
Stake, R. (2007). A arte da investigação com estudos de caso. Fundação Calouste Gulbenkian.
Yin, R. (2009). Case study research – Design and methods. Sage Publications Inc.