Educação Decolonial Planetária em três aforismos

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Ivan Fortunato
https://orcid.org/0000-0002-1870-7528
Osmar Hélio Araújo
Emerson Augusto de Medeiros

Resumo

Este artigo foi escrito na forma de um ensaio com o objetivo de discutir transversalmente a Educação Decolonial Planetária. Trata-se de um texto em primeira pessoa, cuja redação nasce do cotidiano visto e vivido em nosso ofício de professores formadores de professores, motivado principalmente pela necessidade latente de que a docência (em formação e em exercício) seja menos normativa, técnica e apegada às ordens de comando para manutenção do status quo. Com o objetivo de fortalecer à resistência, o artigo se desenvolve em três aforismos comentados: alegria, afeto e anti-protagonismo. Com esses aforismos esperamos sensibilizar(-nos) para outra docência... consequentemente, para outra educação. Quem sabe, outro projeto de humanidade.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Fortunato, I., Araújo, O. H., & Medeiros, E. A. de. (2022). Educação Decolonial Planetária em três aforismos . EduSer, 1(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.219
Secção
Dossiê temático: Educação Decolonial Complexa: Re-ligações Complexas
Biografias Autor

Osmar Hélio Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mamanguape, Paraíba, Brasil

Doutor em Educação

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

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