A Investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente

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Cristina Mesquita-Pires

Resumo

Neste texto procuramos salientar as potencialidades da investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional dos professores/educadores. A utilização da investigaçãoacção em contexto educacional assenta no reconhecimento dos professores, enquanto actores e autores, envolvendo-os na investigação sobre a sua prática, na consequente produção de teorização sobre as suas opções educativas e na valorização das suas lógicas conceptuais.  Nesta análise  salientam-se as características da investigação-acção que contribuem para a mudança educativa ao potenciarem nomeadamente as dinâmicas colaborativas e contextualizadas, a indagação e reflexão permanente, a reconstrução do conhecimento praxiológico, bem como o envolvimento participativo  dos actores e o impulso democrático.


Palavras-chave: Investigação-acção; desenvolvimento profissional; mudança educativa.

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Como Citar
Mesquita-Pires, C. (2016). A Investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EduSer, 2(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v2i2.23
Secção
Artigos