A agenda dos organismos multilaterais para a educação do campo no Vale do Juruá, Acre (Brasil)
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Resumo
O estudo objetiva apresentar as primeiras aproximações críticas sobre as relações educação, pobreza e desenvolvimento nas agendas dos organismos multilaterais manifestadas no Vale do Juruá, Acre (Brasil). Nesta investigação, utilizamos documentos dos organismos multilaterais e do estado do Acre (Brasil) como fonte de dados e desenvolvemos também um estudo bibliográfico. Para análise, recorremos ao método dialético, em que os dados edificaram categorias que culminaram nos resultados encontrados nas recorrências e especificidades estabelecidas nas aceções, padrões e relações, o que nos revelaram sistemas de significados categoriais. Através do estudo, observaram-se as conexões que caracterizam a influência que são consolidadas no Vale do Juruá, Acre (Brasil) nas relações educação, pobreza e desenvolvimento. No exame, destaca-se a atuação do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco Alemão de Desenvolvimento, que, através de suas agendas, impulsiona um modelo de desenvolvimento e, especificamente através da Florestania, apontam o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre, o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre e o Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal com Benefícios Socioambientais para Pioneiros no Acre, à lógica centro-periferia de subalternidade dos países pobres/subdesenvolvidos aos desenvolvidos, numa conexão facilitada aos mecanismos do mercado internacional.
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