Marçal Cervera i Millet, um estudo autobiográfico a partir de um enquadramento qualitativo

Conteúdo do artigo principal

Paula Hernández-Dionis
David Pérez-Jorge
Susana Blanco-Novoa
Anthea Gara Santos-Álvarez

Resumo

Este artigo centra-se na vida e obra de Marçal Cervera i Millet (1928-2019). Marçal foi um violoncelista e professor de violoncelo e viola da gamba catalão, com um papel proeminente na Hochschule für Musik Freiburg e em vários conservatórios de música espanhóis. Como músico, contribuiu para a valorização internacional do violoncelo espanhol através da sua atividade como intérprete e professor. Esta obra reúne o testemunho inédito de Marçal, gravado numa entrevista realizada em abril de 2006 em Begur (Girona, Espanha). Num estilo autobiográfico, ele narra grande parte da sua vida como estudante, solista e professor. A análise deste testemunho permite-nos avaliar a sua influência e a de alguns músicos importantes que o acompanharam durante a sua vida. Como resultado, recolhemos as suas opiniões e contributos para a performance do violoncelo: um conjunto de bases para uma boa interpretação, estudo e prática pedagógica do instrumento. O objetivo desta investigação é dar a conhecer a história viva de Marçal Cervera, sobre o qual muito pouco se tem escrito, apesar de ser um dos mais destacados músicos contemporâneos do panorama internacional do violoncelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Hernández-Dionis, P. ., Pérez-Jorge, D., Blanco-Novoa, S. ., & Santos-Álvarez, A. G. . (2023). Marçal Cervera i Millet, um estudo autobiográfico a partir de um enquadramento qualitativo. EduSer, 15(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v15i1.254
Secção
Artigos

Referências

Albert, H., Voigtländer, G., & Hammerschmidt, A. (1973). Lieder & Arien Des Barock. Baroque Songs & Arias [LP]. Hermann Prey, Baritone; Leonard Hokanson, Harpsichord; Marçal Cervera, Viola da Gamba; Eduard Melkus, Violín; Members of Capella Academica Wien. Netherlands, Philips.

Arizcuren, E. (1992). El violonchelo. Sus escuelas a través de los siglos. Labor.

Bach, J. S. (1970). 3 Sonaten Für Viola Da Gamba & Cembalo [LP]. Marçal Cervera, Violoncello y Rafael Puyana, Harpsichord. Italy, Philips.

Bach, J. S.; Couperin, F. & Marais, M. (1974). Bach / Couperin / Marais. Sonata G Minor, BWV 1030. Concert No. 9 «Il Ritratto Dell'Amore». Couplets Sur «Les Folies D'Espagne» [LP]. Heinz Holliger, Oboe; Christiane Jaccottet, Harpsichord; Marçal Cervera, Viola da Gamba. Netherlands, Philips. Recorded in 1974.

Bassal, J., & Tortella, J. (2015). Historia del violonchelo en Cataluña. Arpegio.

Casanovas, X. (1992). Marçal Cervera, un violonchelista al margen. Ritmo, 63 (631), 26-27.

Casares, E. (2002). La generación del 27 revisitada. In Javier Suárez Pajares (ed.), Música española entre dos guerras. 1914-1945, (pp. 19-37). Archivo Manuel de Falla.

Ceballos, J. F. (1999). Marçal Cervera, un magisterio y una carrera en el exilio. La cultura del exilio republicano español de 1939. In A. Alted & M. Llusia (coord.) Actas del Congreso Internacional celebrado en el marco del Congreso Plural: Sesenta años después, (pp.197-212). Madrid-Alcalá-Toledo. Universidad Nacional de Educación a Distancia.

Couperin, F., Forqueray, A. & Telemann, G. P. (1967). Meisterwerke Der Gambe. Suiten und Sonaten für Viola da Gamba und Cembalo [LP]. Marçal Cervera, Viola da Gamba y Christiane Jaccottet, Harpsichord. Switzerland, Concert Hall.

Debussy, C., Janácek, L., Gerhard, R. (1997). Debussy, Janacék, Gerhard, Webern. Messiaen. Antoni Besses, piano y Marçal Cervera, violonchelo. CD. Ediciones Albert Moraleda. Recorded in 1996.

Descals, J. (2006). Pau Casals. March Editor.

Dinoá, A. (2011). Suite para violoncelo solo de Gaspar Cassadó: Linguagem nacionalista e a cultura popular española. [Dissertaçao apresentada ao Programa de Pós-Graduaçao]. Universidade Federal da Paraíba. Repósitorio Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6585/1/arquivototal.pdf

Domenech, M. (15 de marzo, 1977). Valencia: curso de interpretación sobre Bach. El País. https://elpais.com/diario/1977/03/15/cultura/227228405_850215.html

Dvorák, A. (1952). Trio in F minor op. 65. Antonin Dvorak [LP]. Marçal Cervera, Violoncello; Arthur Balsam, Piano; Louis Kaufman, Violín. US, Concert Hall Society, Inc.

Fernandez-Cid, A. (1967). Músicos que fueron nuestros amigos. Editora Nacional.

Fundació Pau Casals. (1999). Pau Casals. La música para vivir. El Vendrell: Graficas Forum.

Händel, G. F., Bach, J. S., & Vivaldi, A. H. (1969). Händel, Vivaldi, Bach. Oboensonaten [LP]. Marçal Cervera, Violoncello; Edith Pcht-Axenfeld, Harpsichord; Heinz Holliger, Oboe. Germany, Philips.

Hernández-Dionis, P., Pérez-Jorge, D., Curbelo-González, O., & Alegre de la Rosa, O. M. (2022a). The coordinator of information and communication technologies: Its implication for open innovation. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 8(1), 42. https://doi.org/10.3390/joitmc8010042

Hernández-Dionis, P., Pérez-Jorge, D., Gisbert-Caudeli, V., & de la Rosa, O. M. A. (2022b). The teaching of the cello in Spain: An analysis of the planning frameworks used for teaching in conservatories. Humanities and Social Sciences Communications, 9(1), 1-8. https://doi.org/10.1057/s41599-022-01162-z

Hernández-Dionis, P., Novoa, S. B., Jiménez, M. D. C. R., & Jorge, D. P. (2023). La enseñanza del violonchelo en un alumno con TEA. In Artes y salud. Calidad de vida en los entornos sociales y educativos (pp. 39-43). Dykinson.

Kaufman, G. (2017). El violoncel català: Una mirada cap al repertori del segle XX. Butlletí de la Reial Acadèmia Catalana de Belles Arts de Sant Jordi, 31, 159-168.

Pagès, M. (2000). Gaspar Cassadó. La voz del violonchelo. Amalgama Edicions.

Pidre, E. (2017). La obra didáctica para violonchelo de Pablo Vidal. Una lectura crítica de los primeros tratados para la enseñanza del violonchelo en España en tiempos de Boccherini. [Dissertaçao para obtençao do grau de Mestre em Música, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo Politécnico do Porto- Dissertation to the Music Teaching Degree, ESMAE, Porto]. Repósitorio P. Porto. https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/10457

Prieto, C. (1998). Las aventuras de un violonchelo. Historias y memorias. Fondo de Cultura Económica de México.

Soler, A. (1971). Antoni Soler. Antologia Històrica De La Música Catalana. Quintets Nums 5 i 6. [LP]. Marçal Cervera, Violoncello; Christiane Jaccottet, Harpsichord; André Vauquet, Viola; Andrée Wachsmuth y Montserrat Cervera, Violín. Spain, Compañia Del Gramofono-Odeon, S.A.E.

Soler, A. P. (n.d). Padre Soler. Two Quintets For Strings And Harpsichord N.º 1 & N.º 2 [LP]. Marçal Cervera, Violoncello; Christiane Jaccottet, Harpsichord; André Vauquet, Viola; Andrée Wachsmuth y Montserrat Cervera, Violín. France, Harmonia Mundi France.

Turina, J. (1997). Complete pianoworks; vol.7 «Andaluz». Suite for piano, op. 2, «Sevilla»; El jueves santo a medianoche. Track 1 [CD]. Albert Moraleda, Piano; Marçal Cervera, Violoncello. Castilla La Mancha.

Vivaldi, A. (n.d). Antonio Vivaldi. Concerto In D Major For Two Violins And Orchestra / Concerto Grosso In B Minor For Four Violins And Orchestra, Op. 3, N.º 10 / Concerto In G For Violoncello And Orchestra [LP]. Winterthur String Orchestra. US, Concert Hall Limited Recordings.

Von den Vogelweide, W., von Montfort, H., Von Wolkenstein, O. (1974) Vom Minnesang bis zu Beethoven und Loewe [LP]. Hermann Prey, Baritone; Leonard Hokanson, Harpsichord; Marçal Cervera, Viola da Gamba; Eduard Melkus, Violín y otros. Germany, Philips.

Weis, U., Alder, C., & Kotter, J. (n.d). Weltliche Musik Des 16. Jahrunderts. Geistliche Musik Des 16. Und 17. Jahrhunderts [LP]. Ensemble Baroque De Lausanne. Switzerland, Communauté De Travail Pour La Diffusion De La Musique Suisse.