Pelos meandros de um refúgio que desprotege: Análise das orientações normativas internacionais e portuguesas que regulam a proteção internacional

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Joana Vaz Ferreira
Sónia Mairos Ferreira
Ana Bertão

Resumo

Devido a múltiplas crises, conflitos e mudanças de ordem política, social, económica, entre outros, muitas pessoas fogem dos países onde se encontram para procurar proteção noutro país. Chegadas a fronteiras internacionais, deparam-se com diversas barreiras e limites, ao serem confrontados com o direito de abandonar um país, mas não de entrar em países terceiros, mesmo para pedir proteção. Pela dificuldade em gerir os movimentos migratórios, o sistema de asilo internacional e europeu está a ser reformado, mas nem todos os países querem participar ou proteger estas pessoas. Embora as novas recomendações defendam a importância da defesa dos direitos humanos de todos os migrantes, requerentes de proteção são detidos, deportados e desprotegidos. Portugal rege-se pelas orientações normativas europeias, e também está a reformar o seu sistema de asilo, que se encontra em clara rotura. O presente artigo insere-se numa investigação de doutoramento em Ciências da Educação e, com recurso à análise documental, pretende-se analisar criticamente as diretrizes internacionais, europeias e portuguesas que regulam o acesso à proteção, e relatórios e estudos que mostram como estas orientações são aplicadas e quais os seus efeitos. O período em análise será entre 2019, quando as novas recomendações promovidas pela ONU foram aprovadas pela UE e começaram a ser colocadas em prática, e julho de 2023. Nesta análise será também referida a importância do direito à educação, para que, através de um processo de desenvolvimento consciencializado, requerentes e beneficiários de proteção acedam de forma plena a todos os outros direitos humanos. 

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Como Citar
Vaz Ferreira, J., Mairos Ferreira, S., & Bertão, A. (2023). Pelos meandros de um refúgio que desprotege: Análise das orientações normativas internacionais e portuguesas que regulam a proteção internacional. EduSer, 15(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v15i1.259
Secção
Artigos
Biografias Autor

Joana Vaz Ferreira, FPCEUC

Doutoranda em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, com investigação centrada na proteção internacional da pessoa humana. Mestre em Educação e Intervenção Social, pelo Politécnico do Porto. Experiência profissional na intervenção social em diversos contextos, com pessoas em situação de grande vulnerabilidade. Tem artigos publicados em revistas nacionais e participou, enquanto oradora, em eventos nacionais e internacionais.

Sónia Mairos Ferreira, FPCEUC

É Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra e investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20). É consultora da UN Women e trabalhadora humanitária (e.g., MSF, IFRC).

Ana Bertão, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Licenciada em Psicologia (1983), Mestre em Psicologia da Educação (1992) e Doutorada em Psicologia (2003), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É Professora-Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e investigadora integrada do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Tem investigação na área da inclusão, saúde e do desenvolvimento.

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