Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social

Conteúdo do artigo principal

Cláudia Cruz
Isabel Araújo
Luís Pereira
Maria de Lurdes Martins

Resumo

O Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade, a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente, a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação online. 


Palavras-chave: avaliação, avaliação online, e-portfolio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cruz, C., Araújo, I., Pereira, L., & Martins, M. de L. (2016). Uma Abordagem da Avaliação Online no Ensino Superior: e-portfolios em Rede Social. EduSer, 2(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v2i2.26
Secção
Artigos