Mudança na Práxis- Estudo de uma Inovação Pedagógica Apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação

Conteúdo do artigo principal

Susana Maria Paulino Gonçalves
Isolina Rosa Pereira de Oliveira

Resumo

O termo inovação integra ações, processos e tomadas de decisão, a que subjaz intencionalidade, que buscam modificar atitudes, culturas, perspetivas, modelos e práticas pedagógicas. Embora as reformas educativas enquadrem certas mudanças a nível da escola, são os professores os principais impulsionadores do processo de inovação pedagógica. Com base num estudo realizado no âmbito de um Curso de Ensino e Formação de Operador de Pré-Impressão, ano letivo de 2010 / 2011, na disciplina de Paginação Gráfica, descreve-se e analisa-se o modo como se introduziu inovação mediada por tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente o uso do vídeo. Os resultados do estudo evidenciam a dinâmica criada na relação entre a inovação na prática pedagógica e a melhoria no desempenho escolar dos alunos. Como reflexão final coloca-se a pertinência em desenvolver investigação sobre a sustentabilidade da inovação no contexto escolar, ou seja, como incorporá-la na cultura da escola.


Palavras-chave: Curso de Ensino e Formação, Inovação pedagógica, Mudança educacional, TIC

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gonçalves, S. M. P., & Oliveira, I. R. P. de. (2016). Mudança na Práxis- Estudo de uma Inovação Pedagógica Apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação. EduSer, 3(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.27
Secção
Artigos