Questionamento no Processo de Análise de Dados Qualitativos com apoio do software WebQDA

Conteúdo do artigo principal

Francislê Neri de Souza
António Pedro Costa
António Moreira

Resumo

 Questionar é a arte fundamental para fazer ciências. O investigador necessita de desenvolver o pensamento crítico através do questionamento nas várias fases que a investigação proporciona. Neste artigo iremos dar ênfase ao ato de formular perguntas na fase da codificação e análise de dados qualitativos. Argumentamos também que este questionamento é muito mais eficiente e profundo quando apoiado pelas ferramentas de questionamento que existe no WebQDA (www.webqda.com). O WebQDA (Web Qualitative Data Analysis) é um software de análise de dados qualitativos num ambiente colaborativo e distribuído. O webQDA é um software destinado à investigação em ciências humanas e sociais e proporciona inúmeras vantagens na análise de dados qualitativos. Este é o primeiro software de análise de dados não-numéricos e não-estruturados num ambiente colaborativo e distribuído com base na Internet. Neste artigo apresentaremos também, de forma resumida, estruturações teóricas e as principais funções do WebQDA, focando essencialmente a importância do questionamento no processo de análise de dados qualitativos.


Palavras-chave: Análise de Dados Qualitativos, Investigação Qualitativa, Programas Computacionais de Análise de Dados Qualitativos (PCADQ), Questionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, F. N. de, Costa, A. P., & Moreira, A. (2016). Questionamento no Processo de Análise de Dados Qualitativos com apoio do software WebQDA. EduSer, 3(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v3i1.28
Secção
Artigos