Prevenção do abuso sexual infantil em idade pré-escolar: Que programas, que estratégias

Conteúdo do artigo principal

Mariana Fernandes
P. Alexandra Nascimento

Resumo

Com impactos a curto e longo prazo, o abuso sexual infantil é um problema sério de saúde pública, de responsabilidade partilhada que, por desconhecimento, falta de informação ou pré-conceitos dissipamos oportunidades de prevenir. Posto isto, o objetivo geral deste artigo é identificar intervenções e estratégias dos diferentes programas de prevenção de abuso sexual, em crianças com idades pré-escolares, que possam ser utilizadas por profissionais. A partir das bases de dados PubMed, BMC Public Health, Europe PMC e ResearchGate selecionamos 8 estudos que cumpriam o objetivo deste estudo. A análise dos dados levou à categorização de 3 tipologias de programas, perspetivados na intervenção com crianças, pais e educadores. Nos programas, as abordagens para crianças incidem na temática das relações saudáveis e seguras; para pais na consciencialização e desenvolvimento de estratégias com vista à comunicação eficaz com os filhos; para educadores na formação e uso de recursos pedagógicos para a identificação de abusos. As conclusões, demostraram que a temática envolve comportamentos considerados do foro íntimo das famílias e, estes abusos são exercidos, independentemente, da condição socioeconómica, idade, orientação religiosa e/ou sexual, por isso, urge aprender e partilhar conhecimento de forma a ajudar a proteger as crianças e promover adultos mais saudáveis e capazes socialmente. Igualmente, a par destes destinatários, constatámos a necessidade de explorar o papel de outros intervenientes na prevenção, disseminar nas comunidades os sinais de alerta, desmistificar comportamentos e a necessidade de consciencialização pública e, responsabilidade que todos nós temos sobre o abuso sexual infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, M., & Nascimento, P. (2024). Prevenção do abuso sexual infantil em idade pré-escolar: Que programas, que estratégias. EduSer, 16(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v16i2.293
Secção
Artigos

Referências

Alink, L. R., Cicchetti, D., Kim, J., & Rogosch, F. A. (2012). Longitudinal associations among child maltreatment, social functioning, and cortisol regulation. Developmental psychology, 48(1), 224–236. https://doi.org/10.1037/a0024892

Andrade, A. R. (2022). Educação sexual em idade pré-escolar: a prevenção como fator protetor do abuso sexual. [Dissertação de mestrado, Universidade do Algarve]. http://hdl.handle.net/10400.1/19379

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) (2022). Estatísticas APAV: Rede CARE 2016-2021. https://apav.pt/apav_v3/images/pdf/Estatisticas_APAV_Infografia_CARE_2016_2021.pdf

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) (2023). Estatísticas APAV 2022: Crianças e jovens vítimas de crime e de violência. https://apav.pt/apav_v3/images/pdf/Estatisticas/Estatisticas_APAV_2022_Criancas_jovens_vitimas.pdf

Brown, D. M. (2016). Evaluation of safer, smarter kids: Child sexual abuse prevention curriculum for kindergartners. Child and Adolescent Social Work Journal, 3(34), 213-222.

Brown, J. & Saied-Tessier, A. (2015). Preventing child sexual abuse: Towards a national strategy for England. NSPCC.

Butchart, A. & Harvey, A. P. (2006). Preventing child maltreatment: A Guide to taking action and generating evidence. World Health Organization. https://www.loc.gov/item/2021763150/

Cantwell, H.B. (1981). Sexual abuse of children in Denver, 1979: Reviewed with implications for pediatric intervention and possible prevention. Child Abuse & Neglect, 5, 75-85.

Carrejolo, A. F. da L. P. (2013). Maltrato Intrafamiliar em Crianças de Idade Pré-Escolar: Avaliação do Impacto no Desenvolvimento Cognitivo e Socioemocional. [Tese de doutoramento, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra]. Estudogeral.uc.pt. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/23976

Cecen-Erogul, A. R., & Kaf Hasirci, O. (2013). The Effectiveness of Psycho-Educational School-Based Child Sexual Abuse Prevention Training Program on Turkish Elementary Students. Educational Sciences: Theory and Practice, 13(2), 725–729. https://eric.ed.gov/?id=EJ1017300

Cicchetti, D. (2016). Socioemotional, Personality, and Biological Development: Illustrations from a Multilevel Developmental Psychopathology Perspective on Child Maltreatment. Annual review of psychology, 67, 187–211. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-122414-033259

Comissão Europeia. (2020). Communication from the commission to the european parliament, the council, the european economic and social committee and the committee of the regions eu strategy for a more effective fight against child sexual abuse. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52020DC0607

Comissão Europeia. (2024). Comissão propõe reforçar as regras de direito penal para combater o abuso sexual de crianças. [Comunicado de imprensa]. https://commission.europa.eu/news/commission-proposes-strengthen-criminal-law-rules-fight-child-sexual-abuse-2024-02-06_pt?prefLang=pt#x

Conselho da Europa. (2020). Start to talk. https://human-rights-channel.coe.int/stopchild-sexual-abuse-in-sport-pt.html

Di Gioia, R., & Beslay, L. (2018). Fighting child sexual abuse: Prevention policies for offenders. https://doi.org/10.2760/48791

Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) (2023). Abusos sexual de menores. Estatísticas de justiça. https://estatisticas.justica.gov.pt/sites/siej/pt-pt/Paginas/Abuso_sexual_menores.aspx

Drioane, E. (2014). Rewriting “The Talk”: Effects of parental communication education on perceived comfortableness and willingness to have discussions with their children about sex [Dissertação de mestrado, University of Colorado]. CU Scholar. https://scholar.colorado.edu/concern/graduate_thesis_or_dissertations/c534fp327

Erooga, M., & Kaufman, K. (2019). Introduction to special issue on prevention of child sexual abuse. Journal of Interpersonal Violence, 34(20), 4195-4198. https://doi.org/10.1177/0886260519869233

Feldmann, J., Storck, C., & Pfeffer, S. (2018). ReSi: Evaluation eines Programms zur Kompetenzförderung und Prävention sexuellen Missbrauchs in Kindergarten. Praxis Der Kinderpsychologie Und Kinderpsychiatrie, 67(8), 720–735. https://doi.org/10.13109/prkk.2018.67.8.720

Finkelhor, D. (1994). The international epidemiology of child sexual abuse. Child Abuse & Neglect, 18, 409–417.

Jeihooni, A. K., Moradi, A., Yari, A., Kiyani, A., & Hasirini, P. A. (2022). The effect of educational intervention based on theory of planned behavior on mothers’ skills in sexual care of children. BMC Public Health, 22(1). https://doi.org/10.1186/s12889-022-14162-0

Kenny, M. C. & Wurtele, S. K. (2010). Primary prevention of child sexual abuse: Child- and parent-focused approaches. In K. L. Kaufman (Ed.), The prevention of sexual violence: A practitioner's sourcebook (pp. 303-317). Holyoke, MA: NEARI Press.

Latzman, N. E., Casanueva, C., & Dolan, M. (2017). Understanding the Scope of Child Sexual Abuse: Challenges and Opportunities. In PubMed. RTI Press. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554624/

Leventhal, J. (1997). The prevention of child abuse and neglect: Pipe dreams or possibilities? Clinical Child Psychology and Psychiatry, 2, 489–500.

Malamsha, M. P., Sauli, E., & Luhanga, E. T. (2021). Development and validation of a mobile game for culturally sensitive child sexual abuse prevention education in Tanzania: Mixed methods study. JMIR Serious Games, 9(4), e30350. https://doi.org/10.2196/30350

Martin, J., Riazi, H., Firoozi, A., & Nasiri, M. (2020). A sex education program for teachers of preschool children: a quasi-experimental study in Iran. BMC Public Health, 20(1). https://doi.org/10.1186/s12889-020-08826-y

McVarish, M., Halmiton, M., & Hurtado, M. (2023). Justice Unleashed: Ending limitations, protecting children. A proposal to develop child sex abuse victims’ effective access to justice by eliminating criminal limitation periods for child sex abuse offences in Europe. https://shre.ink/gyuY

Navaei, M., Akbari-Kamrani, M., Esmaelzadeh-Saeieh, S., Farid, M., & Tehranizadeh, M. (2018). Effect of group counseling on parents’ self-efficacy, knowledge, attitude, and communication practice in preventing sexual abuse of children aged 2-6 years: A randomized controlled clinical trial. International Journal of Community Based Nursing and Midwifery, 6(4), 285–292. https://europepmc.org/article/MED/30465001

Pinto da Costa, J. (1990). Abuso sexual em menores. Comunicação apresentada na Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Coimbra.

Radford, L., Allnock, D., & Hynes, P. (2015). Promising programmes to prevent and respond to child sexual abuse and exploitation. https://www.unicef.org/media/66741/file/Promising-programme-responses.pdf

Sanberk, İ., Emen, M., & Kabakçı, D. (2017). An investigation of socially advantaged and disadvantaged Turkish mothers’ views about training on preventing children from sexual abuse. Journal of Child Sexual Abuse, 26(3), 288–307. https://doi.org/10.1080/10538712.2017.1292338

Snyder, H. N. (2000). Sexual assault of young children as reported to law enforcement: victim, incident, and offender characteristics. In Library Catalog (Blacklight). U.S. Dept. of Justice, Office of Justice Programs, Bureau of Justice Statistics. https://searchworks.stanford.edu/view/4681521

Tunc, C. G., Gorak, G., Ozyazicioglu, N., Ak, B., Isil, O., & Vural, P. (2018). Preventing child sexual abuse: Body safety training for young children in Turkey. Journal of Child Sexual Abuse, 27(4), 347–364. https://doi.org/10.1080/10538712.2018.1477001

Vieira, H. I. M. C. (2021). A perspetiva dos pais sobre a educação sexual dos filhos: Uma revisão sistemática da literatura. https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/RCAP_c334ca1959664aa79725ef9580f71edd

Vimukthi, U. & Karunanayake, P. (2022). A study on the effects of a prevention program to improve preschool children’s knowledge pertaining to the difference between good and bad secrets related to Child Sexual Abuse (CSA). International Journal of Indian Psychȯlogy, 10(4). https://doi.org/10.25215/1004.015

Vimukthi, U. & Karunanayake, P. (2023). A study on the effects of a prevention program on preschool children's knowledge of primary prevention strategies for child sexual abuse. International Journal of Indian Psychology. 11. 10.25215/1104.015.

Wurtele, S. K., & Owens, J. S. (1997). Teaching personal safety skills to youngchildren: An investigation of age and gender across five studies. Child Abuseand Neglect, 21, 805–814.

Zhang, W., Chen, J., Feng, Y., Li, J., Liu, C., & Zhao, X. (2014). Evaluation of a sexual abuse prevention education for Chinese preschoolers. Research on Social Work Practice, 24(4), 428–436. https://doi.org/10.1177/1049731513510409