Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais

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Maria Nascimento Mateus

Resumo

O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada.


Palavras – chave: projeto, metodologia, saberes sociais, saberes escolares.

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Como Citar
Mateus, M. N. (2016). Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EduSer, 3(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32
Secção
Artigos