Avaliação Externa de Escolas: Liderança(s) e autoavaliação que relação?

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Lima Rocha

Resumo

Em Portugal, nos anos 2006-2011, a Inspeção-Geral da Educação desenvolveu um programa de avaliação de escolas. Nesse período avaliaram-se 1107 escolas. Para cada escola a equipa de avaliação elaborou um relatório. Cada escola foi avaliada tendo por base um modelo que teve em conta cinco domínios (Resultados, Prestação do serviço educativo, Organização e gestão escolar, Liderança e Capacidade de autorregulação e melhoria da escola). Com base na classificação atribuída a cada escola por cada equipa avaliativa nos domínios da Liderança e autoavaliação, fomos verificar se nas 287 escolas avaliadas em 2008-2009, a classificação atribuída nesses domínios apresentava correlação. Desta forma, os dados do nosso estudo, corroborando outras investigações, indiciam que a qualidade da(s) liderança(s) desempenha um papel preponderante nos processos autoavaliativos desenvolvidos na organização escolar.


Palavras-chave: Avaliação Externa de Escolas; Liderança(s); autoavaliação.

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Como Citar
Rocha, L. (2016). Avaliação Externa de Escolas: Liderança(s) e autoavaliação que relação?. EduSer, 4(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v4i2.49
Secção
Artigos