Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal)

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Maria da Conceição Rebelo
Tomás Sola Martínez
Maria Pilar Cáceres Reche

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é identificar as principais características da leitura oral e da leitura silenciosa de alunos que terminam o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, nas escolas oficiais do concelho de Vila Verde, distrito de Braga. A tipologia de dificuldades na leitura implica a sua categorização em dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e em dificuldades gerais na aprendizagem da leitura. Neste estudo, participaram 32 alunos distribuídos, equitativamente, por género e por tipologia de turma (homogénea e heterogénea). A recolha dos dados assentou na aplicação do subtestes de análise da leitura oral e do subteste de análise da leitura silenciosa do teste psicométrico Teste de Análise de Lectoescritura (T.A.L.E). Os resultados sugerem que, de um modo geral, os alunos em estudo revelam resultados abaixo do esperado para o nível de escolaridade que frequentam.


Palavras-Chave: dificuldades na aprendizagem da leitura; avaliação da leitura oral e da leitura silenciosa

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Como Citar
Rebelo, M. da C., Martínez, T. S., & Reche, M. P. C. (2016). Dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo de caso em escolas de Vila Verde (Portugal). EduSer, 5(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v5i1.50
Secção
Artigos