Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados

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Artur Jorge Monteiro de Freitas
Clara Maria Pereira Coutinho

Resumo

A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning).

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Como Citar
Freitas, A. J. M. de, & Coutinho, C. M. P. (2016). Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados. EduSer, 5(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v5i1.51
Secção
Artigos