As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB

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Isabel Marília Borges Fernandes
Delmina Maria Pires

Resumo

As Orientações Curriculares para o Ensino Básico preconizam o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a resolução de problemas e a aplicação de conhecimento em situações do quotidiano, que tornem os alunos cidadãos capazes de lidar com o meio em que estão inseridos, tornando-os aptos a aliar o conhecimento científico às questões problemáticas atuais. A abordagem da ciência numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) parece-nos capaz de dotar os alunos das competências atrás referidas e, por isso, consideramos que deve estar incorporada nos manuais escolares. O estudo relatado neste artigo é parte integrante de uma investigação mais ampla que teve como principal objetivo perceber se manuais escolares recentes, do 5ºano de escolaridade, editados em 2010, exploram os conteúdos científicos interligando-os com a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente, e não como ciência pura, e/ou se apresentam atividades que apelam para o estabelecimento dessas relações. O estudo mostra que a visão integrada da ciência (nas suas relações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente) ainda não é muito significativa nos manuais escolares.


Palavras-chave: Perspetiva CTSA; literacia científica; manuais escolares de ciências; 5ºano

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Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, I. M. B., & Pires, D. M. (2016). As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB. EduSer, 5(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v5i2.55
Secção
Artigos