A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos

Conteúdo do artigo principal

Maria Cecília da Silva Pontes
Patrícia Jardim da Palma

Resumo

desenvolvimento e transformação dos alunos em futuros talentos. Deseja-se uma escola, onde
formar é organizar contextos de aprendizagem estimulantes, ou seja, ambientes formativos que
favoreçam o cultivo de atitudes saudáveis e o desenvolver de talentos de cada um com vista ao
desenvolvimento das competências que lhes permitam viver em sociedade. O ideal no ato
educativo seria o professor, tendo em conta a multiplicidade de estilos motivacionais existentes
na sala de aula, ser capaz de adaptar os procedimentos didáticos a essa multiplicidade. Através
das teorias motivacionais de Vroom e de Maslow, compreendem-se os fatores que agem sobre
os jovens e movem o seu comportamento. Pela análise das respostas obtidas no Focus Group
exploraram-se as causas da desmotivação e as estratégias motivadoras do ensinoaprendizagem.
No final, são discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.
Palavras-chave: Escola, Alunos, Motivação, Talento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pontes, M. C. da S., & Palma, P. J. da. (2016). A escola como veículo de motivação e desenvolvimento dos alunos. EduSer, 6(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.56
Secção
Artigos