Impasses na Intervenção Socioeducativa em Contextos Prisionais

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Ana Paula Sismeiro Pereira

Resumo

Ao situarmos a intervenção socioeducativa no quadro teórico do aconselhamento, a qualidade
da relação entre o técnico e o cliente emerge como crucial para a eficácia das intervenções. A
investigação mostra que, tanto as características do cliente como as do técnico, podem fazer
emergir na relação vulnerabilidades que são inevitáveis. Neste artigo, propomo-nos refletir sobre
o modo como dimensões encobertas do funcionamento do cliente desencadeiam malentendidos,
tensões e mesmo ruturas da relação. Centramo-nos concretamente no impacto
dessas dimensões para a adesão e manutenção no processo de intervenção num contexto
prisional. Esperamos que uma maior consciência desses eventos aumente a sensibilidade dos
profissionais aos indícios dessas vulnerabilidades da relação e que os ajude a promover uma
regulação da relação que seja facilitadora do processo de desenvolvimento do cliente.
Palavras-chave: Impasses; aconselhamento; intervenção socioeducativa; contexto prisional.

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Como Citar
Pereira, A. P. S. (2016). Impasses na Intervenção Socioeducativa em Contextos Prisionais. EduSer, 6(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.58
Secção
Artigos