As Instituições de Ensino Superior Perante a Problemática Ambiental

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Alda Matos
Paula Cabo
Maria Ribeiro
António Fernandes

Resumo

Para Morin (2005) o desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento
conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de
pertencer à espécie humana (p. 55). De facto, as expressões Desenvolvimento Humano,
Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável –
EADS são uma realidade discursiva atual. Porém, do discurso à ação, vai um longo percurso e
as Instituições do Ensino Superior – IES não constituem exceção neste trajeto. Vários autores
creem que as IES deveriam ocupar o vazio deixado por outras instituições, devido ao dever
doutrinal para com a comunidade de se traduzirem em modelos sustentáveis na gestão, ensino
e investigação. Assim, o objetivo deste artigo é expressar, nas palavras de diversos autores, a
problemática da EADS no ensino superior. A metodologia utilizada foi a recolha e análise de
conteúdo de informação documental: literatura sobre a temática, artigos científicos e documentos
emanados de acordos internacionais sobre a EADS no ensino superior. Conclui-se que as
questões relativas à EADS avançam muito lentamente, privadas de um plano global, concertado
e contínuo. Tem-se assistido a políticas públicas que implementam reformas educativas em
resposta aos problemas ambientais. Porém, embora o discurso das IES caminhe para o instituído
em acordos internacionais, não se tem mostrado coerente com a prática, no que respeita à
inclusão dos princípios de EADS no ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ambientalização Curricular; Desenvolvimento Sustentável; Educação
Ambiental; Ensino Superior

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Como Citar
Matos, A., Cabo, P., Ribeiro, M., & Fernandes, A. (2016). As Instituições de Ensino Superior Perante a Problemática Ambiental. EduSer, 7(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v7i2.64
Secção
Artigos