GeomCasting: uma experiência no ensino secundário

Conteúdo do artigo principal

Aurora Pereira Rocha
Clara Pereira Coutinho

Resumo

Neste artigo vamos apresentar uma experiência desenvolvida numa turma do 11ºano de
escolaridade (ano terminal) na disciplina de Geometria Descritiva A. Num contexto em que
o insucesso é elevado no exame nacional e também na frequência da mesma, os principais
objectivos que motivaram a realização desta experiência pedagógica, o GeomCasting,
foram, por um lado, aumentar o interesse e a motivação dos alunos, assim como a eficácia
das aprendizagens e por outro preparar para o exame nacional. O projecto consistiu no
desenvolvimento de aplicações multimédia baseadas no conceito de
podcast/vodcast/screencast, o GeomCast. Estas aplicações foram criadas pela docente e
pelos alunos (em grupo), cujo objectivo foi permitir que os alunos revejam os conteúdos
curriculares da disciplina em qualquer lugar ou hora, a partir da Internet, dos ipods ou
telemóveis, sempre que necessitem refrescar a memória, uma vez que estas aplicações
estão disponíveis no blog da turma.
Palavras-chave: GeomCast; podcast; Geometria Descritiva; exame nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rocha, A. P., & Coutinho, C. P. (2016). GeomCasting: uma experiência no ensino secundário. EduSer, 1(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.7
Secção
Artigos