Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia: educação e transição energética

No contexto atual de crescente conscientização ambiental e avanços tecnológicos, o empreendedorismo desempenha um papel crucial na interseção entre energia, ambiente e tecnologia. Integrar estes princípios na educação permite capacitar as novas gerações para enfrentarem os desafios da transição energética.

Este número especial tem como objetivo reunir um conjunto de trabalhos e artigos que explorem a educação e o empreendedorismo como forças catalisadoras na procura de um futuro energético mais limpo e sustentável.

Os principais eixos temáticos que caracterizam este número são:

- Empreendedorismo Sustentável

- Inovação Tecnológica (tecnologias emergentes e inovações disruptivas na transição energética)

- Gestão Ambiental e Energética (eficiência energética, energias renováveis, economia circular, gestão de resíduos, mitigação das mudanças climáticas)

- Educação para a Sustentabilidade

 

Organização:

Ângela Ferreira, Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, https://orcid.org/0000-0002-1912-2556

Paula Odete Fernandes, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, https://orcid.org/0000-0001-8714-4901

Ronney Boloy, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Rio de Janeiro (CEFET/RJ), Brasil, https://orcid.org/0000-0002-4774-8310

Marco Braga, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Rio de Janeiro (CEFET/RJ), Brasil, https://orcid.org/0000-0002-1289-9178

Roberto Ivo Vaz, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, https://orcid.org/0000-0003-0315-5748

 

Submissão de artigos completos, em inglês: até 20 de dezembro de 2024

Edição e publicação: 2025

 

Condições para a submissão de artigos

Os autores devem verificar a conformidade dos artigos com as normas da revista e usar o modelo proposto, disponível em https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/submissions

Os artigos devem ser encaminhados previamente aos organizadores do número especial, através do email emat2024@ipb.pt

O corpo editorial e os organizadores do número temático em Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia: educação e transição energética agradecem desde já o interesse e a disposição da comunidade académica em partilhar trabalhos que promovam uma educação afim à transição energética.

________________________________________________________________________________________________________________

Emprendimiento, Energía, Medio Ambiente y Tecnología: la educación y la transición energética

En el contexto actual de creciente concienciación medioambiental y avances tecnológicos, el emprendimiento desempeña un papel crucial en la intersección de la energía, el medio ambiente y la tecnología. Integrar estos principios en la educación capacitará a las nuevas generaciones para afrontar los retos de la transición energética.

Este número especial pretende reunir una colección de trabajos y artículos que exploren la educación y el emprendimiento como fuerzas catalizadoras en la búsqueda de un futuro energético más limpio y sostenible.

Los principales ejes temáticos que caracterizan esta edición son:

- Emprendimiento sostenible

- Innovación tecnológica (tecnologías emergentes e innovaciones disruptivas en la transición energética)

- Gestión medioambiental y energética (eficiencia energética, energías renovables, economía circular, gestión de residuos, mitigación del cambio climático)

- Educación para la sostenibilidad

 

Organización:

Ângela Ferreira, Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, https://orcid.org/0000-0002-1912-2556

Paula Odete Fernandes, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, https://orcid.org/0000-0001-8714-4901

Ronney Boloy, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Rio de Janeiro (CEFET/RJ), Brasil, https://orcid.org/0000-0002-4774-8310

Marco Braga, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca/Rio de Janeiro (CEFET/RJ), Brasil, https://orcid.org/0000-0002-1289-9178

Roberto Ivo Vaz, Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, https://orcid.org/0000-0003-0315-5748

 

Presentación de artículos completos en inglés: hasta el 20 de diciembre de 2024

Edición y publicación: 2025

 

Condiciones de envío de artículos

Los autores deben comprobar que sus artículos cumplen las normas de la revista y utilizar la plantilla propuesta, disponible en https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/submissions

Los artículos deberán enviarse con la debida anticipación a los organizadores del número especial por correo electrónico a la siguiente dirección emat2024@ipb.pt

El consejo editorial y los organizadores del número temático sobre Emprendimiento, Energía, Medio Ambiente y Tecnología: la educación y la transición energética agradecen de antemano a la comunidad académica su interés y su disposición a compartir trabajos que promuevan la educación relacionada con la transición energética.