O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?

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Alcina Figueiroa
Ana Paula Rodrigues
Angélica Monteiro

Resumo

Apetrechar os alunos de múltiplas literacias que venham a mobilizar, futuramente, na sociedade, implica facultar-se-lhes recursos pedagógico-didáticos promotores do desenvolvimento de competências várias (DGE, 2017). Neste âmbito, o manual escolar tem vindo a sofrer várias alterações, havendo, cada vez mais, a combinação do suporte em papel com recursos tecnológicos. Este artigo inclui resultados de um estudo que pretende identificar as características de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano de escolaridade, e as consequentes tendências em termos de possibilidades de transformação (Ross, 2011). Os dados foram recolhidos analisando-se o subdomínio Importância da água para os seres vivos, em seis manuais editados por três editoras portuguesas. Os resultados apontam para uma variedade de recursos audiovisuais, mas que não transformam o manual quanto a interatividade e inovação. As conclusões evidenciam a necessidade de novos estudos focados na questão da qualidade pedagógico-didática de recursos educativos digitais em função das potencialidades e limites para o desenvolvimento de competências.

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Como Citar
Figueiroa, A., Rodrigues, A. P., & Monteiro, A. (2019). O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?. EduSer, 11(1), 30–44. https://doi.org/10.34620/eduser.v11i1.123
Secção
Artigos

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