A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências

Conteúdo do artigo principal

Sebastião Ferreira Santos

Resumo

O objetivo do estudo é comparar os níveis de motivação nas aulas de ciências em contexto interno e externo de sala de aula e a sua relação na influência da aquisição de conhecimentos. A amostra é constituída por um grupo de 38 alunos do 4º ano de escolaridade (M= 9,05 anos; DP = 0,399), dividido em dois grupos (experimental e controlo), de uma escola do centro de Portugal. Os resultados indicaram que o grupo de alunos em contexto externo de aula e com uma metodologia multidisciplinar obteve melhor resultados e diferenças estatisticamente significativas (p=0,000) no pós-teste. As conclusões apontam que quando os alunos estão motivados alcançam e potenciam as suas aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, S. F. (2022). A influência da motivação nas aprendizagens dos alunos do primeiro ciclo nas aulas de ciências . EduSer, 14(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i2.136
Secção
Artigos
Biografia Autor

Sebastião Ferreira Santos, CIDESD - UTAD

Doutor em Ciências do Desporto (Psicologia - Controlo Emocional no Desempenho)

Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício

Pós-graduação em Reabilitação de Medicina Desportiva e do Exercício

Licenciado em Educação Física

Formador de Professores (Centro de Formação dos Templários)

Formador da Federação Portuguesa de Natação

Investigador e colaborador do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Referências

Aalsvoort, G. M., Lepola, J., Overtoom L., & Laitinen S. (2015). Motivation of young students: A cross-cultural evaluation of a model for motivational orientations. Research Papers in Education, 30(1), 114-131. Doi: 10.1080/02671522.2013.787447

Ackerman, D. (1989). Intellectual and practical criteria for successful curriculum integration. Interdisciplinary curriculum: Design and implementation, 25-37.

Andressa, H., Mavrikaki, E., & Dermitzaki, I. (2015). Adaptation of the students' motivation towards science learning (SMTSL). Questionnaire to measure Greek students’ motivation towards biology learning. International Journal of Biology Education, 4(2), 78-93. Doi: 10.20876/ijobed.16761

Cabello, E., Pérez, N., Morente, A., & Guiu, G. (2019). Los programas de educación emocional happy 8-12 y happy 12-16. Evaluación de su impacto en las emociones y el bienestar. Revista Espanola de Orientacion y Psicopedagia, 30(2), 53-66. Doi: 10.5944/reop.vol.30.num.2.2019.25338

Castro, S., Granlund, M., & Almqvist, L. (2015). The relationship between classroom quality-related variables and engagement levels in Swedish preschool classrooms: a longitudinal study. European Early Childhood Education Research Journal, 25(1), 122-135. Doi:10.1080/1350293X.2015.1102413

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1991). A motivational approach to self: Integration in personality. Em R. A. Dienstbier (Ed.), Current theory and research in motivation, Vol. 38. Nebraska Symposium on Motivation, 1990: Perspectives on motivation (pp.237–288). University of Nebraska Press.

Dermitzaki, I., Stavroussi, P., Varougios, D., & Kotsis, K. (2013). Adaptation of the students' motivation towards science learning (SMTSL) questionnaire in the Greek language. European Journal of Psychology of Education, 28, 747–766. Doi: 10.1007/s10212-012-0138-1

Elliot A. J., & Moller A. C., (2003), Performance-approach goals: Good or bad forms of regulation? Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 18(1), 43-57. Doi: 10.14434/josotl.v18i1.21427

Erginer, E., & Dursun, F. (2009). The meanings attributed to the future characteristics of teachers by prospective teachers: A concept map study. Procedia Social and Behavioral Sciences. 1, 1389-1395.

Falloon, G. (2019). Using simulations to teach young students science concepts: An experiential learning theoretical analysis. Computers and Education, 135, 138-159. doi.org/10.1016/j.compedu.2019.03.001

Figlio, D., Guryan, J., Karbownik, K., & Roth, J. (2014). The effect of poor health on children’s cognitive development. American Economic Review, 104(12), 3921-3965. Doi: 10.1257/acr.104.12.3921

Gardner, R. (1985). Social psychology and second language learning. Edward Arnold.

Gil-Madrona, P., Gomez-Heras, L., Hernandes-Barrera, V.,… Carrasco-Garrido, P. (2016). Comportamientos del professor universitários y éxito académico de los estudantes de los grados de maestros de infantil y primaria. Anales de Psicología. 32(3), 847-854. Doi: 10.6018/analesp.32.3.221061

Hanrahan, M. (1998). The effect of learning environment factors on students’ motivation and learning. International Journal of Science Education, 20(6), 737-753. Doi: 10.1080/0950069980200609

Hill, M., & Hill, A. (2005). Investigação por questionário (2ª Ed.). Edições Sílabo.

Mudavanhu, Y. (2016). Teacher educators’ views of student learning and experiences offered to support learning. Journal of Education and Training Studies, 4(9), 209-221. Doi: 10.111147jetsv4i9.1609

Opdenakker, M.-C., Maulana, R., & den Brok, P. (2012). Teacher–student interpersonal relationships and academic motivation within one school year: Developmental changes and linkage. School Effectiveness and School Improvement, 23, 95–119. doi:10.1080/09243453.2011.619198

Orvis, j., Sturges, D., Tysinger, P., Riggins, K., & Shainaz L. (2018). A culture of extrinsically motivated students: Chemistry. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 18(1), 43-57. Doi: 10.14434/josotl.v18i1.21427

Printich, P., & de Groot, E. (1990). Motivational and self-regulated learning components of classroom academic performance. Journal of Educational Psychology, 82(1), 33-50.

Rodrigues, F., Teixeira, D., Cid, L., & Monteiro, D. (2019). The bright and dark sides of motivation as predictor of enjoyment, intention and exercise persistence. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. https://doi.org/10.1111/sms.13617

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, 25, 54–67. doi:10.1006/ceps.1999.1020

Santos, S., Sarmento, H., Alves, J., & Campaniço, J. (2014). Construcción de un instrumento para la observación y el análisis de las interacciones en el waterpolo. Revista Psicologia del Deporte, 23(1), 191-200.

Santos, S. (2022). Estudo comparativo dos estilos de ensino dos professores na atenção de alunos do ensino básico: os estilos de ensino na atenção dos alunos. In Open Science Research: I. Editora Científica Digital. Doi: 10.37885/211206981

Schmit, E., Smith, R., Ratanavivan, W., Emis-Demirtas H., Rosenbaum, L., Monteiro, M., & Dyurich, A. (2019). An STEM achievement motivation program: Perspectives of elementary school student. Professional School Counseling, 3(1). Doi.org/10.1177/2156759X19894585

Tuan, H., Chin, C., & Shieh, S. (2005). The development of a questionnaire to measure students' motivation towards science learning. International Journal of Science Education, 27(6), 639-654. Doi.org/10.1080/0950069042000323737

Tonbuloglu, B., Aslan, D., & Aydin, H. (2016). Teachers’ awareness of multicultural education and diversity in school settings. Eurasian Journal of Educational Research, 16(64), 1-28.

Vieceli, J., & Medeiros, J. (2002). A coerção e suas implicações na relação professor-aluno. Psico USF, 7(2), 229-238.

Vygotsky, L. V. (1978). Interaction between learning and development. Em M. Cole, V. John-Stainer, S. Scribner, & E. Souberman (Eds.), Mind in Society – The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press.

Yagcioglu, O. (2017). Motivating students in EFL classes. International Journal of English Language Teaching, 5(8), 100-114.