Avaliação internacional em larga escala: a participação de Portugal no TIMSS, PIRLS e ICILS

Conteúdo do artigo principal

Vitor Alberto Rosa

Resumo

Nas últimas décadas a avaliação em larga escala adquiriu uma grande importância no âmbito educacional. Os estudos internacionais desenvolvidos a partir de questionários são cada vez mais numerosos e abrangem diferentes domínios. Portugal tem vindo a participar em vários desses estudos, permitindo obter informações sobre o sistema educativo e o contexto socioeconómico das famílias e pessoais dos alunos. Esses dados permitem influenciar na definição e implementação de políticas educacionais. Neste artigo apresentamos uma análise sobre três estudos internacionais no âmbito da educação, em que Portugal participa: Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), o Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) e o International Compute rand Information Literacy Study (ICILS), conduzido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Procuramos analisar os resultados gerais de Portugal, recorremos a uma metodologia interpretativa, com base na análise dos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações, nomeadamente a IEA. Apesar das diferentes oscilações, nos diferentes ciclos dos estudos, os alunos portugueses têm vindo a apresentar resultados positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosa, V. A. (2021). Avaliação internacional em larga escala: a participação de Portugal no TIMSS, PIRLS e ICILS. EduSer, 13(1), 23–40. https://doi.org/10.34620/eduser.v13i1.148
Secção
Artigos

Referências

Addey, C., & Sellar S. (2019). Cela en vaut-il la peine ? Raisons de participation (ou non) aux évaluations internationales à grande échelle des apprentissages. Recherche et Prospective en Éducation, n° 24. UNESCO. https://fr.unesco.org/

Araújo, L., Costa, P., & Folgado, C. (2016). Avaliação da leitura: PIRLS 2011. In Fernando Azevedo e Ângela Balça (Coord.) (2016), Leitura e educação literária (pp. 15-30). Pactor – Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação.
Ávila, P. (2005). A literacia de adultos: competências-chave na sociedade do conhecimento. Tese de doutoramento em Sociologia. ISCTE.

Beaton, A., Martin, M., Mullis, I., Gonzalez, E., Smith, T., & Kelly, D. (1996). Science achievement in the middle school years. Boston College Chestnut Hill, MA, USA and International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).

Benavente, A. (Coord.), Rosa, A., Costa, A., & Ávila, P. (1996). A literacia em Portugal – resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica. Fundação Calouste Gulbenkian – Serviço de Educação/Conselho Nacional de Educação.

Blurton, C. (1999). New directions in education. In M. Tawfik (Org.) (1999). The world communication and information (pp. 46-61). UNESCO.

Bodin, A., & Grapin, N. (2018). Un regard didactique sur les évaluations du PISA et de la TIMSS : mieux les comprendre pour mieux les exploiter. Mesure et évaluation en éducation, 41(1), 67-96. https://doi.org/10.7202/1055897ar

Bourdieu, P. (1986). The forms of capital. In Richardson, J. (1986). Handbook of theory and research for the sociology of education (pp. 241-258). Westport, CT: Greenwood.

Campbell, J., Kelly, D., Mullis, I., Martin, M., & Sainsbury, M. (2001). Framework and specifications for PIRLS Assessment 2001: Progress in international reading literacy study. Chestnut Hill: Boston College: IEA – International Association for the Evaluation of Educational Achievement.

Carvalho, J., Amaro, G., Reis, P., & Neres, F. (1996). Terceiro estudo internacional em matemática e ciências (TIMSS): semelhanças num contexto de diferenças. Instituto de Inovação Educacional.

D'Ambrósio, U. (2005). Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Revista Educação e Pesquisa, 31, 99-120.

Drent, M., Martina, M., Meelissen, & Fabienne, K. (2013). The contribution of TIMSS to the link between school and classroom factors and student achievement. Journal of Curriculum Studies, 45(2), 198-224.

European Commission/EACEA/Eurydice (2020). Compulsory Education in Europe – 2020/21. Eurydice Facts and Figures. Publications Office of the European Union.
Félix, P., Perdigão, R., & Lourenço, V. (2020). Desempenho e equidade: uma análise comparada a partir dos estudos internacionais TIMSS e PIRLS. Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ferreira, A., & Gonçalves, C. (2013). TIMSS & PIRLS 2011 – Relações entre os desempenhos em leitura, matemática e ciências, 4.º ano. ProjAVI Grupo de Projeto para a Avaliação Internacional de Alunos.

Fraillon, J., Ainley, J, Wolfram, S., Friedman, T., & Duckworth, D. (2020). Preparing for life in a digital world: IEA International Computer and Information Literacy Study 2018 International Report. Switzerland: Springer.

Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) (2017b). Resultados Globais PIRLS 2016 - ePIRLS 2016 – Portugal. Literacia de leitura & literacia de leitura online. Autor.

Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) (2018). PIRLS 2016 - ePIRLS2016 – Literacia de leitura & literacia de leitura online. Unidades de avaliação. Autor.

Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) (s./d.). TIMSS 2011 – Trends in International Mathematics and Science Study – itens de matemática – 4.º ano, disponibilizados ao público. Autor.

Lafontaine, A. (2008). PIRLS 2006. Progress in reading literacy study. Note de synthèse. Université de Liège.

Lietz, P., Cresswell, J. C., Rust, K. F., & Adams, R. J. (2017). Implementation of large-scale education assessments. In P. Lietz, J. C. Cresswell, K. F. Rust, & R. J. Adams (Eds.), Wiley series in survey methodology. Implementation of large-scale education assessments (pp. 1-25). John Wiley & Sons.

Marôco, J. (2018). O bom leitor: Preditores da literacia de leitura dos alunos portugueses no PIRLS 2016. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 115-131. https://doi.org/10.21814/rpe.13768

Marôco, J. (Coord.), Lourenço, V., Mendes, R., & Gonçalves, C. (2016a). TIMSS Advanced 2015 Portugal - Volume I, Desempenhos em matemática e em física. IAVE.

Marôco, J. (Coord.), Lourenço, V., Mendes, R., & Gonçalves, C. (2016b). TIMSS 2015 – Portugal – Volume I, desempenhos em matemática e em ciências. IAVE.

Olsen, R., & Lie, S. (2006). Les évaluations internationales et la recherche en éducation : principaux objectifs et perspectives. Revue française de pédagogie, 157, 11-26. https://doi.org/10.4000/rfp.393

Rémond, M. (2006). Éclairages des évaluations internationales PIRLS et PISA sur les élèves français. Revue française de pédagogie, 157, 71-84. https://doi.org/10.4000/rfp.433

Rémond, M. (2007). Que nous apprend PIRLS sur la compréhension des élèves français de 10 ans ? Repères, recherches en didactique du français langue maternelle, 35, 53-72.

Ricoy, M., & Couto, M. (2012). Os recursos educativos e a utilização das TIC no ensino secundário na matemática. Revista de Educação Portuguesa, 25(2), 241-262.

Rosa, V., Maia, J., Daniela, M., & Teodoro, A. (2020). PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: uma análise comparativa.
Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 94-120. https://doi.org/10.21814/rpe.18380

Rosa, V. (2020). A participação de Portugal no estudo ICILS. EDUSER: revista de educação, 12(2), 1-16.

Rosine, L., & Postlethwaite, N. (1994). Les études internationales de l’IEA. Revue internationale d’éducation de Sèvres. https://doi.org/10.4000/ries.4294

Rutkowski, L., Gonzalez, E., Joncas, M., & von Davier, M. 2010. International large-scale assessment data: Issues in secondary analysis and reporting. Educational Researcher, 39(2), 142-145. https://doi.org/10.3102/0013189X10363170

Schmidt, W., MacKnight, C., Valverde, G., Houang, R., & Wiley, D. (Eds.) (1997). Many visions, many aims: a cross-national investigation of curricular intentions in school mathematics, volume 1. Kluwer Academic Publishers.

Spanhel, D. (2008). La importancia de las nuevas tecnologías en el sector educativo. In M. L. Sevillano (Coord.) (2008). Nuevas tecnologías en Educación Social (pp. 29-52). McGraw-Hill: Madrid.

Vanda, L., Nunes, A., Amaral, A., Gonçalves, C., Mota, M., & Mendes, R. (2019). ICILS 2018 – PORTUGAL. Literacia em Tecnologias da Informação e da Comunicação. IAVE.

Wagemaker, H. (2014). International large-scale assessments: From research to policy. In L. Rutkowski, M. von Davier, & D. Rutkowski (Eds.), Statistics in the social and behavioral sciences series. Handbook of international large-scale assessment. Background, technical issues, and methods of data analysis (pp. 11-36). Boca Raton: CRC Press.