O PISA 2015 e resolução colaborativa de problemas os resultados dos alunos portugueses

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vitor Alberto Rosa
João Sampaio Maia
Daniela Mascarenhas

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise sobre um dos domínios de literacia do Programme for International Student Assessment (PISA): Resolução Colaborativa de Problemas (RCP). Comparativamente a outras literacias avaliadas pelo PISA (Leitura, Ciências, Matemática, Financeira), a RCP tem sido pouco estudada em Portugal. Recorremos a uma metodologia interpretativa com base nos relatórios e bases de dados produzidos(as) por diferentes organizações. Os resultados revelam que Portugal está no topo da escala relativamente à valorização de relações e valorização do trabalho em equipa, apontando que os estudantes portugueses se sentem integrados socialmente nas escolas deste nível educativo. Quanto a diferenças entre género, verifica-se que os rapazes obtêm avaliações globais inferiores às raparigas, seguindo as tendências internacionais. A análise revelou também que existe uma diferenciação entre regiões da NUTS III.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rosa, V. A., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2022). O PISA 2015 e resolução colaborativa de problemas: os resultados dos alunos portugueses. EduSer, 14(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.177
Secção
Artigos
Biografias Autor

João Sampaio Maia, Universidade Lusófona, CeiED

Professor Associado na Universidade Lusófona do Porto e Investigador Integrado no CeiED. Professor Adjunto (aposentado) na Escola Superior de Educação do Porto (1986-2011), Professor Auxiliar na Universidade de Macau (1996-2002) e Professor Visitante na Universidade de S. José, em Macau (2013-2020), tendo também lecionado nas Escolas Superiores de Educação Paula Frassinetti e Jean Piaget-Gaia e no antigo Magistério Primário do Porto. Licenciado em Matemática e em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e Mestre e Doutor em Educação (Metodologia do Ensino da Matemática) pela Universidade do Minho. Participante em sete projetos internacionais na área da educação, um desenvolvido em sete países europeus, com o apoio da União Europeia, cinco em Timor-Leste, com apoio da UNICEF, do Banco Mundial e do Ministério da Educação, e um em S. Tomé e Príncipe, com apoio do Banco Mundial, tendo coordenado três deles. Formador de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico durante mais de 40 anos. Participante ativo em vários seminários, conferências e congressos em Portugal e no estrangeiro e autor de diversos livros e artigos de caráter científico e pedagógico nas áreas da Educação e da Matemática.

Daniela Mascarenhas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, InED

É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Está ligada à formação de educadores de infância e professores do 1.º e 2.ºCEB. Tem vários artigos publicados e é investigadora integrada no inED e investigadora colaborado do CeiED. Formadora em diversas ações de formação contínua de professores e educadores em Portugal e São Tomé e Príncipe. Pós-Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica, pela Universidade do Minho (2019). Doutorada na área de Ciências de Educação e Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (2011) e validada pela Universidade do Porto. Obteve o Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Ciências de Educação e Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (2010). Licenciou-se em Matemática (via ensino) pela Universidade do Minho (2003).

Referências

He, Q., von Davier, M., Greiff, S., Steinhauer, E. W., & Borysewicz, P. B. (2017). Collaborative Problem-Solving Measures in the Programme for International Student Assessment (PISA). In: von Davier A., Zhu M., Kyllonen P. (eds), Innovative Assessment of Collaboration. Methodology of Educational Measurement and Assessment (pp. 95-111). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-33261-1_7

Krieger, F., Fischbach, A., & Greiff, S. (2021). La résolution collaborative de problèmes au Luxembourg : résultats et implications de l’enquête PISA 2015. In Rapport national sur l’éducation au Luxembourg 2021 (pp. 173-177). LUCET.

Leite, A., Miranda, P., & Loye, N. (2022). Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 30(114), 232-253. https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902895

Luís, O. (2015). Em busca da solução: relação entre a capacidade de resolução de problemas e o sucesso escolar em alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Tese de doutoramento em Psicologia. Universidade de Coimbra.

Marôco, J., Lourenço, V., Mendes, R., & Gonçalves, C. (2017). PISA em focus – PORTUGAL: Resolução Colaborativa de Problemas. IAVE.

OECD (2017). PISA 2015 Assessment and Analytical Framework: Science, Reading, Mathematic, Financial Literacy and Collaborative Problem Solving. OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264281820-en

Rosa, V. (2020). A participação de Portugal no estudo ICILS. EDUSER: revista de educação, 12(2), 1-16.

Rosa, V. (2021). O PISA e a literacia financeira: os resultados de Portugal. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, 21, 1-20. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.9726

Rosa, V., Maia, J. S., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2020). PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: análise comparativa. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 94-120. http://doi.org/10.21814/rpe.18380

Schmitt, D. P., Realo, A., Voracek, M., & Allik, J. (2008). Why can’t a man be more like a woman? Sex differences in big five personality traits across 55 cultures: Correction to Schmitt et al. (2008). Journal of Personality and Social Psychology, 96(1), 118. https://doi.org/10.1037/a0014651

Stadler, M., Herborn, K., Mustafic ́, M. & Greiff, S. (2019). Computer-based collaborative problem solving in PISA 2015 and the role of personality. Journal of Intelligence, 7(3), 15. https://doi.org/10.3390/jintelligence7030015