PISA 2015 and collaborative problem solving the results of portuguese students

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Vitor Alberto Rosa
João Sampaio Maia
Daniela Mascarenhas

Abstract

In this article we present an analysis of one of the literacy domains of the Programme for International Student Assessment (PISA): Collaborative Problem Solving (CPR). Compared to other literacies assessed by PISA (Reading, Science, Mathematics, Finance), CPR has been little studied in Portugal. We use an interpretative methodology based on reports and databases produced by different organisations. The results reveal that Portugal is at the top of the scale in relation to valuing relationships and valuing teamwork, pointing out that Portuguese students feel socially integrated in schools at this educational level. With regard to gender differences, it can be seen that boys obtain lower global assessments than girls, following the international trends. The analysis also revealed that there is a differentiation between regions of NUTS III.

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How to Cite
Rosa, V. A., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2022). PISA 2015 and collaborative problem solving: the results of portuguese students. EduSer, 14(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.177
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Articles
Author Biographies

João Sampaio Maia, Universidade Lusófona, CeiED

Professor Associado na Universidade Lusófona do Porto e Investigador Integrado no CeiED. Professor Adjunto (aposentado) na Escola Superior de Educação do Porto (1986-2011), Professor Auxiliar na Universidade de Macau (1996-2002) e Professor Visitante na Universidade de S. José, em Macau (2013-2020), tendo também lecionado nas Escolas Superiores de Educação Paula Frassinetti e Jean Piaget-Gaia e no antigo Magistério Primário do Porto. Licenciado em Matemática e em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e Mestre e Doutor em Educação (Metodologia do Ensino da Matemática) pela Universidade do Minho. Participante em sete projetos internacionais na área da educação, um desenvolvido em sete países europeus, com o apoio da União Europeia, cinco em Timor-Leste, com apoio da UNICEF, do Banco Mundial e do Ministério da Educação, e um em S. Tomé e Príncipe, com apoio do Banco Mundial, tendo coordenado três deles. Formador de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico durante mais de 40 anos. Participante ativo em vários seminários, conferências e congressos em Portugal e no estrangeiro e autor de diversos livros e artigos de caráter científico e pedagógico nas áreas da Educação e da Matemática.

Daniela Mascarenhas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, InED

É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Está ligada à formação de educadores de infância e professores do 1.º e 2.ºCEB. Tem vários artigos publicados e é investigadora integrada no inED e investigadora colaborado do CeiED. Formadora em diversas ações de formação contínua de professores e educadores em Portugal e São Tomé e Príncipe. Pós-Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica, pela Universidade do Minho (2019). Doutorada na área de Ciências de Educação e Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (2011) e validada pela Universidade do Porto. Obteve o Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Ciências de Educação e Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (2010). Licenciou-se em Matemática (via ensino) pela Universidade do Minho (2003).

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