Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a visão dos futuros professores

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Elza da Conceição Mesquita

Resumo

No presente artigo tecem-se algumas reflexões que emergiram de uma investigação. Esta incidiu no estudo das representações dos sujeitos e foi realizado com formandos da formação inicial de professores, com um curso de licenciatura das variantes (e em vigor até à implementação do processo de Bolonha). Procurou-se conhecer o que os futuros professores pensavam sobre a profissão docente e sobre as competências necessárias ao exercício profissional e identificar os contributos da formação inicial, percebidos pelos mesmos, na construção de competências profissionais. O estudo seguiu uma linha qualitativa e, para a recolha dos dados, recorreu-se a entrevistas semidirectivas. Estas foram submetidas à análise de conteúdo, o que deu origem a temáticas onde emergiram como considerações mais relevantes: a natureza multidimensional da profissão docente; as múltiplas competências pessoais/profissionais necessárias ao exercício da docência; as fragilidades do modelo de formação para dois ciclos de ensino; e a fundamental articulação entre os saberes teóricos e a prática profissional.


Palavras-chave: Competências docentes; profissão docente; formação inicial de professores.

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Como Citar
Mesquita, E. da C. (2016). Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a visão dos futuros professores. EduSer, 2(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v2i1.15
Secção
Artigos

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