Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental

Conteúdo do artigo principal

Souha Othman
Ricardo Ramos
Wyvirlany Lobo

Resumo

As hortas urbanas comunitárias e pedagógicas são cada vez mais presentes nas cidades. São uma manifestação sociocultural de preservação de tradições de cultivo e, uma prática agrícola que contribui para o desenvolvimento sustentável, mas que devem seguir o princípio de uma postura biocêntrica. O presente trabalho propõe promover por meio da horta urbana o conceito de hortas comunitárias como um espaço de reflexão e interação sobre o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Perante isto, propusemo-nos a analisar horta urbana do Instituto Politécnico de Bragança. Esta análise teve como finalidade compreender a dinâmica deste projeto desenvolvido através de um inquérito e perceber por fim se os intervenientes se propunham a adotar uma agricultura de cariz biológico. Tentamos também perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental e ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário indo de encontro à agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Othman, S., Ramos, R., & Lobo, W. (2022). Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental . EduSer, 14(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189
Secção
Artigos

Referências

Almiro. (2017). Uma nota sobre a desejabilidade social e o enviesamento de respostas. Avaliação Psicologica, 16(3).

Borchert Rosa, C., Mueller de Lara, D., & Schneider Costa, E. (2022). Horta na escola: o ensino de química a partir da produção de adubo orgânico. Retrieved 12 May 2022, from https://www.researchgate.net/publication/360307786_Horta_na_escola_o_ensino_de_quimica_a_partir_da_producao_de_adubo_organico.

Clark, M., & Tilman, D. (2017). Comparative analysis of environmental impacts of agricultural production systems, agricultural input efficiency, and food choice. Environmental Research Letters, 12(6), 064016. https://doi.org/10.1088/1748-9326/aa6cd5

DESA (2011). World Urbanization Prospects: The 2011 Revision. Acedido em 27-10-2013, disponível em: http://esa.un.org/unup/pdf/WUP2011_Highlights.pdf;

Erisman, J., Sutton, M., Galloway, J., Klimont, Z., & Winiwarter, W. (2008). How a century of ammonia synthesis changed the world. Nature Geoscience, 1(10), 636-639. https://doi.org/10.1038/ngeo325

Fetter, S., & Muller, J. (2007). J.Agroecologia, merenda escolar e ervas medicinaisresgatando valores no ambiente esco. Revista Brasileira De Agroecologia, 2(1), 318-321. Retrieved 12 May 2022, from https://www.researchgate.net/publication/272958644_Horta_escolar_Economia_na_escola.

Frigato, C., & Kaick, T. (2021). Horta Orgânica no Ensino da Química. Experiencia no Ensino das Ciências, 12(1).

Fortuna, J. (2007). Horta para aprender: espaço na escola para práticas deeducação ambiental e de cidadania. Revista Do Professor, 1(89). Retrieved 12 May 2022, from: https://www.researchgate.net/publication/272958644_Horta_escolar_Economia_na_escola

Gadotti, M. (2003). Boniteza de um sonho com sentido. (1st ed.). Feevale.

Garcia, M., Oda, F., & Oda, T. (2009). Horta escolar: Economia na escola. Economia & Pesquisa, 11(11). https://doi.org/http://dx.doi.org/10.6005/2179-6009.2009v11p23

Gabriel, D., Sait, S., Kunin, W., & Benton, T. (2013). Food production vs. biodiversity: comparing organic and conventional agriculture. Journal Of Applied Ecology, 50(2), 355-364. https://doi.org/10.1111/1365-2664.12035

Lopes, R. (1992). Livros Didáticos: Obstáculos ao Aprendizado da Ciência. Química Nova, 15(3), 254–261.

Lorenzi, K., & Garcia, G. (2021). Horta na Escola (1st ed.). Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Neves, J. (2017). Mecanismos de compostagem em hortas comunitárias - O caso das Hortas Urbanas do IPB. (Master Thesis). Instituto Politécnico de Bragança. https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/15871/1/Neves_João.pdf

Morgado, F. (2006). A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis (Graduation). Universidade Federal de Santa Catarina.

OMS. (2019). Alimentação Saudável . Organização Mundial de Saude. Retrieved May 12, 2022, from https://www.paho.org/pt/topicos/alimentacao-saudavel

Othman, Pinela, & Barros. (2021). Valorisation of quince (Cydonia oblonga Mill.) peel as a source of nutrients and bioactive polyphenols [Master's thesis]. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/24937

Pegas, B. (2019). Hortas urbanas: Contributos ambientais, sociais e económicos. Dois casos de estudo no concelho de Sintra [Master Thesis]. Instituto Superior de Agronomia.

Peixinho, Diana; Nobre, Sílvia; Rodrigues, M.A. (2014). As hortas urbanas do Instituto politécnico de Bragança. Perfil dos utilizadores, motivações e importância da produção no consumo familiar. In V Congreso Internacional de Agroecoloxía e Agricultura Ecolóxica (Propostas agroecolóxicas ao industrialismo. Recursos compartidos e respostas colectivas). p. 39-50. ISBN 978-84-617-2311-9

Ramos, A., Ribeiro, M., & Calheiros, C. (2016). Horta Biológica na Escola Portuguesa de Macau. In II encontro em ensino e divulgação das ciencias. Porto. Retrieved 11 May 2022, from https://www.researchgate.net/publication/305474263_Horta_Biologica_na_Escola_Portuguesa_de_Macau.

Ramankutty, N., & Rhemtulla, J. (2012). Can intensive farming save nature?. Frontiers In Ecology And The Environment, 10(9), 455-455. https://doi.org/10.1890/1540-9295-10.9.455

R. Pinto, & R. Ramos. (2017). A AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE HORTAS URBANAS COMO MODELO PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA SAÚDE PÚBLICA EM BRAGA [master's thesis]. Universidade do Minho.

Reis, A., & Santos, N. (2005). Ecologia no Ensino Médio (Graduation). Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Silva, C. (2007). A horta comunitária como mecanismo de conscientização ambiental. In Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (pp. 155-157). Paraiba. Retrieved 12 May 2022, from https://www.researchgate.net/publication/272958644_Horta_escolar_Economia_na_escola.

Reito, D., & Blomqvist, D. (2018). Fixing Nitrogen. The Breakthrough Institute. Retrieved 17 May 2022, from https://thebreakthrough.org/articles/fixing-nitrogen.

Seufert, V., Ramankutty, N., & Foley, J. (2012). Comparing the yields of organic and conventional agriculture. Nature, 485(7397), 229-232. https://doi.org/10.1038/nature11069

Silva, A., Melo, G., Caetano, M., & Fonseca, A. (2021). Horta na escola. Retrieved 12 May 2022, from https://www.researchgate.net/publication/352969340_Horta_na_escola.

Teixeira, D. (2016). O contributo da arquitetura para a integração das hortas urbanas na (re)qualificação da cidade [Master Thesis]. Universidade de Coimbra.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)