A Educação Ambiental como promotora do enriquecimento da literacia climática

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Ricardo Ramos
Maria José Rodrigues
Luísa Cramês
Nuno Aluai

Resumo

Perante a urgência da crise climática é fundamental que todas as instituições, incluindo a escola, tomem consciência e se comprometam para uma ação coletiva que contribua para uma cidadania responsável e difundam a compreensão das problemáticas que o mundo atual enfrenta. A Educação Ambiental (EA) surge, assim, como imperativa, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e não formal. Este trabalho, através de uma revisão bibliográfica, tem como objetivo mostrar que a literacia climática pode contribuir para a educação ambiental das pessoas, a melhoria da literacia climática contribui para que se consigam alcançar mudanças de atitudes e de comportamentos que sejam promotoras de um melhor ambiente, algo urgente e imperativo, uma vez que a investigação demonstra existirem níveis muito baixos de literacia climática, em vários países do mundo, no que respeita às questões climáticas. Pretende sugerir que se atuarmos ao nível da literacia, estaremos muito provavelmente a atuar na mudança de atitudes, portanto, a literacia ambiental é uma das bases sobre as quais o processo de EA deve assentar para aspirar a ter sucesso.

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Como Citar
Ramos, R., Rodrigues, M. J., Cramês, L., & Aluai, N. (2022). A Educação Ambiental como promotora do enriquecimento da literacia climática . EduSer, 14(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v14i2.206
Secção
Artigos

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