A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança

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Adorinda Gonçalves
Maria José Rodrigues

Resumo

Nos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro do
Processo de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação de
educadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondente
à licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duração
variável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre a
Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemos
refletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudo
alunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012
num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitos
com a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogações
sobre o novo processo de formação.
Palavras-chave: Educação Básica; Modelos de Formação; Formação de educadores e
professores

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Como Citar
Gonçalves, A., & Rodrigues, M. J. (2016). A formação na Licenciatura em Educação Básica – O que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança. EduSer, 6(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.57
Secção
Artigos