Formação em Ciências na Licenciatura em Educação Básica: O Caso da Escola Superior de Educação de Bragança
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A formação de educadores e professores é um processo que exige uma contínua reflexão dos diferentes atores envolvidos. No presente estudo pretende-se analisar o que pensam os alunos da formação em ciências e em didática das ciências obtida na Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança, e como essa formação contribui para seu o desempenho no âmbito da iniciação à prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo que recorreu a entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que os alunos manifestaram satisfação relativamente à formação em ciências, e realçaram o papel da didática das ciências para o desenvolvimento das suas experiências nos diferentes contextos. Referiram, ainda, a relevância do trabalho prático e experimental e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas.
Concluiu-se que embora a opinião dos alunos seja favorável à formação recebida reconhecem que há necessidade dessa formação ser ampliada.
Palavras-chave: Formação de educadores e professores; educação básica; formação em ciências.