Liderança: supervisão e aprendizagem partilhada na escola actual

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Maria Lídia Prates
Ágata Aranha
Armando Loureiro

Resumo

O principal objectivo deste artigo é compreender até que ponto a liderança de uma escola pode ser feita por uma só pessoa ou por um grupo de pessoas; como se desenvolve a supervisão e como se pode levar a escola a ser um organismo vivo, que aprenda no seu todo e que sobreviva à sociedade actual, em plena mudança social e educativa. A responsabilidade da construção da escola deve ser colectiva e não individual; a colaboração deve supor a criação conjunta da visão do director, dos professores, do pessoal de apoio, dos pais e alunos, que devem participar na ideia da missão e dos objectivos da escola. A tarefa fundamental dos líderes consiste em potenciar sentimentos positivos nas pessoas que são lideradas, que ocorre quando o líder cria ressonância, aumentando a intensidade dos sentimentos positivos em seu redor. Os líderes concretizam visões, porque criam motivação, orientam, inspiram, ouvem e convencem.


Palavras-chave: liderança, colaboração, reflexão, escola que aprende, reforma educativa

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Como Citar
Prates, M. L., Aranha, Ágata, & Loureiro, A. (2016). Liderança: supervisão e aprendizagem partilhada na escola actual. EduSer, 2(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v2i1.20
Secção
Artigos

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