Interfaces entre o pensamento de António Nóvoa e a Teoria Decolonial na Formação de Professores

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Nilton Bruno Tomelin
https://orcid.org/0000-0001-5501-5961
Aline Coêlho dos Santos
Rita Buzzi Rausch

Resumo

À luz do pensamento de António Nóvoa, este estudo teve como objetivo estabelecer interfaces desse pensamento com a teoria decolonial à formação de professores. Parte-se da concepção de que é preciso centralizar essa formação em teorias e práticas pautadas no enfrentamento das marcas coloniais, ainda muito expressivas nos ambientes escolares. Nesse contexto, emerge a questão: Quais proposições podem ser depreendidas nas obras de António Nóvoa à formação de professores em uma perspectiva decolonial? Essa pesquisa é um estudo teórico, com procedimentos de pesquisa bibliográfica nas obras de Nóvoa (2022, 2019, 2017, 2009, 2002, 2000, 1995). Para tratar da teoria decolonial, usa-se como referência Ballestrin (2013), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Fleuri (2003), Ocaña, Arias e Canedo (2018), Quijano (2000), Restrepo e Rojas (2010) e Walsh (2012, 2009a, 2009b e 2001). Esta pesquisa assume abordagem qualitativa e os dados são analisados a partir do paradigma indiciário descrito por Ginzburg (2004, 2001, 1989). Dos indícios decoloniais percebidos nesta investigação, destacam-se a necessidade de ruptura em quatro dimensões: (i) a formação docente voltada para dentro da escola e para o desenvolvimento profissional do professor; (ii) uma relação de horizontalidade não linear, que unifica as relações professor-aluno-comunidade enquanto escola; (iii) a compreensão de múltiplas formas de aprender e ensinar e (iv) a mudança nos modos de produção do conhecimento científico.

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Como Citar
Tomelin, N. B. ., Aline, A. C. dos S., & Rausch, R. B. (2022). Interfaces entre o pensamento de António Nóvoa e a Teoria Decolonial na Formação de Professores. EduSer, 1(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.208
Secção
Dossiê temático: Educação Decolonial Complexa: Re-ligações Complexas

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