Gestor versus líder: Impacto nos estágios internacionais

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Vilma Tomaz
Sofia Cardim

Resumo

Os abrangentes temas de gestão e liderança têm sido estudados por vários autores. Neste projeto é realizada uma breve introdução a estes tópicos assim como são realçadas também as diferenças encontradas entre eles. Os negócios são considerados como fontes de educação, portanto é também abordado o tópico da introdução de estágios através do percurso escolar. Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem manter-se atualizadas, para isso precisam de trabalhadores cada vez mais qualificados, o que tanto nestas como em futuras gerações depende muito dos resultados dos seus percursos escolares assim como dos seus estágios. É esta problemática que nos leva ao objetivo principal deste estudo, identificar a compreender o tipo de gestão que cada participante teve no estágio e qual o da sua preferência, tendo como pergunta de partida "Qual é considerado o estilo de chefia de equipa mais adequado nas empresas pelos jovens adultos após o seu estágio internacional?". Para desenvolver o estudo, recorremos a uma metodologia qualitativa. Para a recolha de dados foram usadas como técnicas a entrevista estruturada e a leitura de documentos científicos como artigos e livros. De seguida realizou-se o tratamento dos dados recolhidos, aplicando o método de análise fenomenológica interpretativa que ajuda a compreender as experiências pessoais de um indivíduo. Os resultados do estudo permitiram identificar qual a preferência de gestão dos jovens adultos para as empresas atualmente, de acordo com os tipos de supervisor que estes tiveram quando realizaram os estágios internacionais.

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Como Citar
Tomaz, V., & Cardim, S. (2023). Gestor versus líder: Impacto nos estágios internacionais. EduSer, 15(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v15i1.230
Secção
Artigos

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