Importância das visitas de estudo na aprendizagem Evidências dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros

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Sofia Cardim
Maria José Falcão

Resumo

Nas últimas décadas tem-se assistido a um aumento, em número e em áreas, da oferta formativa no âmbito dos cursos profissionais oferecidos pelo sistema de ensino português, bem como a um aumento do número de estudantes que frequentam esta tipologia de cursos. Estes cursos têm-se afirmado cada vez mais como uma opção para estudantes que têm de permanecer na escola até concluírem a escolaridade obrigatória e que se identificam com uma metodologia de ensino e aprendizagem mais prática, voltada para a aquisição de competências que lhes permitam tanto um potencial imediato ingresso no mercado de trabalho, como o prosseguimento de estudos, se assim o desejarem. O presente trabalho tem como objetivo apresentar boas práticas e vantagens decorrentes da realização de visitas de estudo realizadas por estudantes e docentes no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, no Curso Profissional de Técnico/a de Restaurante/Bar e Curso Profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde. Desenvolvido através de um desenho metodológico de tipo estudo de caso, as investigadoras assumiram o papel de observadoras participantes, tendo também recorrido à análise documental dos diversos relatórios elaborados no âmbito do processo de trabalho. Como principais resultados, destaca-se que as práticas em análise se constituem como uma forte estratégia que complementa e amplia conteúdos abordados em contexto de sala de aula, assim como contribui para o fortalecimento de competências práticas na interação e relacionamento entre os intervenientes, criando esta mudança de contexto de aprendizagem, uma maior motivação, quer para aprender, quer para ensinar.

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Como Citar
Cardim, S., & Falcão, M. J. (2023). Importância das visitas de estudo na aprendizagem : Evidências dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros. EduSer, 15(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v15i1.260
Secção
Artigos

Referências

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