Estudantes da Guiné-Bissau em Portugal – ISCSP-ULISBOA: Motivações, desafios cotidianos, redes de sociabilidade e perspetivas futuras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho discute aspetos das experiências de estudantes bissau-guineenses no ensino superior português, com destaque para as motivações para ingresso, os desafios cotidianos vivenciados, as redes de sociabilidade e as perspetivas futuras de estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Metodologicamente, trabalhou-se com pesquisa e análise bibliográfica e documental, aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados destaca-se a importância do protagonismo estudantil na constituição de ações para acolhimento e permanência na educação superior em Portugal e para inscrever no cotidiano académico questões, temas e conteúdos curriculares associados à África. Ao mesmo tempo, percebe-se a ausência de políticas institucionais de assistência estudantil e de integração que apoiem esses discentes, bem como a ausência de questões, temas e conteúdos curriculares associados a África nas ações institucionais e nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de graduação.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Acordo entre o Governo Português e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde. (1974, de 26 de agosto). Diário do Governo, 1.ª Série - N.º 202. https://www.esquerda.net/sites/default/files/acordo_de_argel_30ag1974.pdf
Almeida, L., Soares, A. P., & Ferreira, J. (2001). Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no Ensino Superior: construção/validação do questionário de vivências académicas. Methodus: Revista Científica e Cultural, 3-20. Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/12082
Cá, L. O. (2009). A educação durante a colonização portuguesa na Guiné-Bissau (1471-1973). ETD: Educação Temática Digital, 2(1), 51.
Cá, W. (2015). A experiência de integração escolar dos estudantes guineenses em Portugal: O caso dos estudantes do 1º ciclo no ISCTE. [Dissertação de Mestrado em Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa]. ISCTE. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/10803
Cassarino, J. P. (2013). Teorizando sobre a migração de retorno: Uma abordagem conceitual revisitada sobre migrantes de retorno. REMHU, 21(41), 21-54. https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/402/341
Cerase, F. (1974). Expectations and reality: A case study of return migration from the United States to Southern Italy. The International Migration Review, 8(2), 245-262. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/019791837400800210
Costa, A. F. D., Machado, F., & Almeida, J. F. D. (1990). Estudantes e amigos: Trajectórias de classe e redes de sociabilidade. Análise Social, 25(105-106), 193-221. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033860A9cPR1uw0Pd34WH4.pdf
Decreto-Lei n.º 75/76, de 27 de janeiro. (1976). Acordo Geral de Cooperação e Amizade entre a República da Guiné-Bissau e Portugal. Ministério dos Negócios Estrangeiros – Direcção-Geral dos Negócios Económicos. Diário da República, 1.ª Série - N.º 22. https://dre.pt/dre/detalhe/decreto/75-1976-506852
Decreto-Lei n.º 76/76, de 27 de janeiro. (1976). Acordo de Cooperação Científica e Técnica entre o Estado da Guiné-Bissau e a República Portuguesa. Ministério dos Negócios Estrangeiros – Direcção-Geral dos Negócios Económicos. Diário da República, 1.ª Série - N.º 22. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto/76-1976-506845
Durkheim, E. (1991). De la division du travail social (2ª ed.). PUF.
Duque, E. J. (2012). Representações e expetativas dos estudantes universitários dos PALOP. Anais do VII Congresso Português de Sociologia. Associação Portuguesa de Sociologia. https://hdl.handle.net/1822/24815
Fernandes, D., & Castro, M. C. G. (2013). Migração e crise: O retorno dos imigrantes brasileiros em Portugal. REMHU, 21(41), 99-116. https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/405/344
González, C. R., Mesanza, R. B., & Mariel, P. (2011). The determinants of international student mobility flows: An empirical study on the Erasmus programme. Higher Education, 62(4), 413-430. https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-010-9396-5
Gosciola, V. (2008). Sociabilidades e realidades. Estudos de Sociologia, 13(25), 27-43. https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1143
Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. (2008). Portugal: Guiné-Bissau [2008-2010]. IPAD. https://www.instituto-camoes.pt/images/cooperacao/pic_guine_08_11.pdf
Jardim, B. R. D. (2013). Estudantes PALOP no ensino superior português: Das necessidades sentidas aos apoios prestados. [Dissertação de Mestrado em Política Social, Universidade Técnica de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/6174
Mazzarol, T., Soutar, G., & Thein, V. (2001). Critical success factors in the marketing of an educational institution: A comparison of institutional and student perspectives. Journal of Marketing for Higher Education, 10(2), 39-57. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J050v10n02_04
Monteiro, J. J. H. (2005). A educação na Guiné-Bissau: Bases para uma estratégia sectorial renovada. Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau.
Monteiro, R. M. A. (2018). Motivos dos estudantes internacionais para realizar mobilidade de estudos de curta duração na U. Porto. [Dissertação de Mestrado em Gestão de Serviços, Universidade do Porto]. Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/116950/2/299525.pdf
Programa Estratégico de Cooperação Portugal: Guiné-Bissau 2021-2025. (2021, 13 de janeiro). www.instituto-camoes.pt/images/cooperacao/PEC_POR-GB_2021-2025_VF.pdf
Resolução do Conselho de Ministros n.º 121/2022, de 9 de dezembro. (2022). Aprova a Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030. Presidência do Conselho de Ministros. Diário da República, 1.ª Série - N.º 236. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/121-2022-204502329
Quintino, M. C. R. (2004). Migrações e etnicidade em terrenos portugueses: Guineenses estratégias de invenção de uma comunidade. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa.
Sani, Q. (2013). A educação superior no desenvolvimento da Guiné-Bissau: Contribuições, limites e desafios [Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Rural, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – IBICT. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UTFPR-12_55c435064a82d2ce37394eb8ca874ddd
Silva, A. G. D. (2021). “Fidjus di Tchon na terra di djintis”: As experiências de integração social e académica de estudantes Bissau-guineenses do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas [Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/23780
Silva, O. R. M., Santos, L. N., & Dias, C. A. (2015). Sentimentos de estranhamento e a reconstituição do vínculo familiar do emigrante retornado. Pensando Famílias, 19(2), 57-72. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/penf/v19n2/v19n2a06.pdf
Simmel, G. (2006). Questões fundamentais de sociologia: indivíduo e sociedade (P. Caldas Trad.). Zahar.
Sucuma, A. (2013). Estado e ensino superior na Guiné-Bissau (1974-2008) [Dissertação de Mestrado em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco]. Attena: Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12451
Truzzi, O. (2008). Redes em processos migratórios. Tempo Social, 20(1), 199-218. www.revistas.usp.br/ts/article/view/12567