Mapeamento sistemático: MOOC e arquitetura pedagógica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo teve como objetivo mapear sistematicamente o uso de Massive Open Online Courses (MOOC) para o ensino de ciências, com a perspectiva de destacar em quais contextos esse artefato tecnológico virtual é utilizado, bem como compreender sua arquitetura pedagógica visando ao desenvolvimento da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação formal ou não formal como produto educacional. Definido pelo recorte temporal no período de 2017 a 2022, nos sites Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), foram coletadas as produções, com seus respectivos links, a fim de orientar outras pesquisas. Organizando a string de busca, obtivemos o resultado de 10 estudos internacionais (inglês e espanhol) e 26 nacionais (Brasil). De modo inédito, criamos 14 categorias para tecer uma análise em que os 36 estudos abordam as questões investigativas iniciais, aproximação e distanciamento. Os resultados apontam que a construção do MOOC, na maioria das vezes, mostra que se trata de mais um recurso importante que visa melhorar a compreensão de um conteúdo e/ou disciplina, principalmente no ensino superior, com a justificativa de que os sujeitos demonstram maior compreensão e aptidões com Recursos Educacionais Abertos (REA). Nos estudos nacionais, os resultados apontam a incidência no entendimento de que a criação e o uso do MOOC no ensino de Ciências também se trata de um recurso de apoio à aprendizagem. Contudo, por se tratar de conteúdos configurados para autoinstrução, nem sempre há oportunidades de atividades que estimulem o pensamento crítico dos sujeitos acerca das abordagens na perspectiva sociocientífica.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Amado, C., & Pedro, A. (2018). Development of a framework for MOOC (Massive Open Online Courses) in continuous teacher education. Indagatio Didactica, 10(3), 21-38.
Andrade, M. V. (2016). Panorama da aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no ensino superior: Desafios e possibilidades. EaD Em Foco, 6(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392
Cabrejos, L. J. E. R., Viana, D., & Santos, R. P. (2018). Planejamento e execução de estudos secundários em informática na educação: Um guia prático baseado em experiências. Anais da Jornada de Atualização em Informática na Educação, 7. http://ojs.sector3.com.br/index.php/pie/article/view/7858/6029
Falbo, R. de A. (2018). Mapeamento sistemático (v. 1.0). http://claudiaboeres.pbworks.com/w/file/fetch/133747116/Mapeamento Sistemático - v1.0.pdf
Ferreira, N. S. de A., et al. (2001). A pesquisa sobre leitura no Brasil: 1980-1995. Komedi: Arte e Escrita.
Gonçalves, V., Gonçalves, B. M. F., & Garcia-Tartera, F. (2019). MOOCs to Semantic Web Education. In 9th International Conference on the Future of Education (pp. 191-196). Filodiritto Publisher.
Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering (Technical Report EBSE 2007-001). Keele University and Durham University Joint Report.
Nascimento, R. M. T. do, Santos, C. de P., Teixeira, R. M., Paim, I. de M., & Souza, A. M. da C. (2022). Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de ciências. Research, Society and Development, 11(16), e321111638600. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38600
Pereira, D. da F., & Souza, M. A. V. F. de (2020). Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: Uma revisão bibliográfica. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1101