Educação brasileira na primeira república produção acadêmica em periódicos de história da educação
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Resumo
Este artigo teve como objetivo mapear e analisar os estudos sobre a educação brasileira na Primeira República, publicados entre 2000 e 2022, em três periódicos da área de História da Educação, a fim de verificar as principais temáticas discutidas e os autores mais referenciados nesses periódicos. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. Foram encontrados um total de 2.033 artigos. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 504 que versavam sobre educação na Primeira República. Para a análise dos dados, foram utilizadas categorias de análise. Os resultados evidenciam que as categoriais mais discutidas pelos artigos selecionados foram: Instituições escolares, com 34,52% dos estudos, seguida de Trabalho docente (15,28%), Livro didático (14,68%) e Intelectuais da Educação (14,09%). Concluiu-se que os estudos do tipo estado da arte fornecem uma visão geral do que vem sendo investigado no campo e, ao mesmo tempo, permite-nos identificar possíveis lacunas ainda existentes. Sob esse aspeto, um estudo como este traz relevantes contribuições para a História da Educação, porque apresenta um balanço dos estudos e indica espaços nos quais será possível ampliar as investigações.
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