Educação brasileira na primeira república produção acadêmica em periódicos de história da educação

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Alexandre Shigunov Neto
https://orcid.org/0000-0002-0633-5237
Solange Franci Raimundo Yaegashi
Terezinha Oliveira

Resumo

Este artigo teve como objetivo mapear e analisar os estudos sobre a educação brasileira na Primeira República, publicados entre 2000 e 2022, em três periódicos da área de História da Educação, a fim de verificar as principais temáticas discutidas e os autores mais referenciados nesses periódicos. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. Foram encontrados um total de 2.033 artigos. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 504 que versavam sobre educação na Primeira República. Para a análise dos dados, foram utilizadas categorias de análise. Os resultados evidenciam que as categoriais mais discutidas pelos artigos selecionados foram: Instituições escolares, com 34,52% dos estudos, seguida de Trabalho docente (15,28%), Livro didático (14,68%) e Intelectuais da Educação (14,09%). Concluiu-se que os estudos do tipo estado da arte fornecem uma visão geral do que vem sendo investigado no campo e, ao mesmo tempo, permite-nos identificar possíveis lacunas ainda existentes. Sob esse aspeto, um estudo como este traz relevantes contribuições para a História da Educação, porque apresenta um balanço dos estudos e indica espaços nos quais será possível ampliar as investigações.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Shigunov Neto, A., Yaegashi, S. F. R., & Oliveira, T. (2023). Educação brasileira na primeira república: produção acadêmica em periódicos de história da educação. EduSer, 15(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v15i1.246
Secção
Artigos
Biografias Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá 

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Maringá 
Editora Científica da Acta Scientiarum. Education
Editora Científica da Revista Imagens da Educação Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação Lider do Grupo de Pesquisa "Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Idade Média
Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq-Brasil Investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra - https://chsc.uc.pt Coordenadora Geral da UNATI/UEM http://orcid.org/0000-0001-5349-1059

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