Revisitando as pesquisas do tipo “estado da arte” no Brasil memória dos 24 anos de investigações apresentadas nos Encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (1997-2021)

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Alexandre Shigunov Neto
https://orcid.org/0000-0002-0633-5237

Resumo

Esta pesquisa realiza o mapeamento das pesquisas do tipo “estado da arte” apresentadas nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período compreendido entre 1997 e 2021. Metodologicamente este trabalho pode ser definido como uma pesquisa do tipo ““estado da arte””, que coletou os dados das Atas das edições do ENPEC, compilou em planilha excel e analisou o lócus documental. Nas 13 edições do ENPEC foram apresentados 8209 trabalhos, sendo que 773 versam sobre a temática “estado da arte”. Os resultados evidenciam que há, basicamente, 3 autores especialistas sobre “estado da arte” que embasam metodologicamente os trabalhos apresentados. E que a maior parte dos trabalhos sobre “estado da arte” apresentados nas edições do ENPEC, realizam pesquisas sobre os trabalhos apresentados nos próprios eventos do ENPEC, ao invés de teses e dissertações.

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Shigunov Neto, A. (2024). Revisitando as pesquisas do tipo “estado da arte” no Brasil: memória dos 24 anos de investigações apresentadas nos Encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (1997-2021). EduSer, 16(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v16i1.255
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