Indicador de qualidade apoiando a alocação de recursos, promoção de esforços e tomada de decisão na gestão de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica

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Carlos Vital Giordano
Luiz Claudio Gonçalves
Eliana Yuko Shishiba Viana
Daysa de Jesus da Silva

Resumo

A pesquisa objetiva apresentar, de forma simplificada, instrutiva e original, os conceitos e métodos de cálculo do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, bem como discutir seus resultados, com foco na gestão desse indicador, a partir de dados coletados na base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sobre as Instituições de Educação Profissional e Tecnológica públicas do estado de São Paulo, em cursos tecnológicos selecionados, no ano de 2018, a fim desses resultados suportarem as análises de qualidade do ensino e de revelarem pontos de destaque no encaminhamento pedagógico e de conteúdo. O método utilizado, com sustentação quantitativa, se alicerçou na análise estatística descritiva, com intenção exploratória. Considera-se, face às análises pormenorizadas realizadas, que os resultados apreendidos, em particular ao apontar a oportunidade de melhorias naqueles relativos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, configuram-se oportunos e úteis a fim de fornecerem subsídios aos gestores escolares, de diferentes áreas, em suas tomadas de decisões, nas deliberações de recursos e concretização de esforços.

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Como Citar
Giordano, C. V., Gonçalves, L. C. ., Viana, E. Y. S. ., & Silva , D. de J. da . (2025). Indicador de qualidade apoiando a alocação de recursos, promoção de esforços e tomada de decisão na gestão de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.273
Secção
Artigos
Biografias Autor

Carlos Vital Giordano, CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa; São Paulo; Brasil.

Professor no mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza (CEETEPS). 
Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5557-9529.

Luiz Claudio Gonçalves, CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Faculdade de Tecnologia Zona Sul; São Paulo; Brasil.

Pós-doutor, professor em cursos superiores tecnológicos no CEETEPS.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7675-7144.

Eliana Yuko Shishiba Viana, CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa; São Paulo; Brasil.

Mestra pelo mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no CEETEPS.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4583-6851.

Daysa de Jesus da Silva , CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa; São Paulo; Brasil.

Mestra pelo mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no CEETEPS.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2905-8877.

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