Indicador de qualidade apoiando a alocação de recursos, promoção de esforços e tomada de decisão na gestão de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa objetiva apresentar, de forma simplificada, instrutiva e original, os conceitos e métodos de cálculo do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, bem como discutir seus resultados, com foco na gestão desse indicador, a partir de dados coletados na base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sobre as Instituições de Educação Profissional e Tecnológica públicas do estado de São Paulo, em cursos tecnológicos selecionados, no ano de 2018, a fim desses resultados suportarem as análises de qualidade do ensino e de revelarem pontos de destaque no encaminhamento pedagógico e de conteúdo. O método utilizado, com sustentação quantitativa, se alicerçou na análise estatística descritiva, com intenção exploratória. Considera-se, face às análises pormenorizadas realizadas, que os resultados apreendidos, em particular ao apontar a oportunidade de melhorias naqueles relativos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, configuram-se oportunos e úteis a fim de fornecerem subsídios aos gestores escolares, de diferentes áreas, em suas tomadas de decisões, nas deliberações de recursos e concretização de esforços.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Bauer, A., Alavarse, O. M., & Oliveira, R. P. (2015). Avaliações em larga escala: Uma sistematização do debate. https://www.scielo.br/j/ep/a/PgMHxD3BYhzBr6B7CpB5BjS/?lang=pt
Bonamino, A. C. (2013). Avaliação educacional no Brasil 25 anos depois: onde estamos? In A. Bauer, & B. A. Gatti (Orgs.), Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: Origens e pressupostos (pp 43-60). Insular.
Correa, L. N. (2008). Metodologia científica. Hvmanitas.
Diário Oficial da União (DOU). (2019). INEP, Portaria no. 586. https://download.INEP.gov.br/educacao_superior/ indicadores/legislacao/2019/portaria_n586_ 09072019.pdf
Freitas, L. C. (2013). Caminhos da avaliação de sistemas educacionais no Brasil: o embate entre a cultura da auditoria e a cultura da avaliação. In A. Bauer et al. (Orgs.), Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: Origens e pressupostos (pp.147-176). Insular.
INEP. (2007). Resultado do Indicador de Diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD). http://enadeIEPT.INEP.gov.br/enadeResultado/pdfs/nota_tecnica%20-%20IDD. pdf
INEP. (2018). Nota técnica no. 12/2017/CGCQES/DAES. https://download.INEP.gov.br/educacao_superior/ enade/notas_tecnicas/2017/Nota_Tecnica_CGCQES_n12_2017_Calculo_da_nota_final_do_Enade.pdf
INEP. (2019). Nota técnica no. 45/2019/CGCQES/DAES. https://download.INEP.gov.br/educacao_superior/ enade/notas_tecnicas/2018/nt_45-2019_idd_2018.pdf
INEP. (2023). Sítio de acesso completo aos dados Enade. https://www.gov.br/INEP/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade
Lacerda, L. L. V., Ferri, C., & Duarte, B. K. C. (2016). SINAES: avaliação, accountability e desempenho. Avaliação: Revista de avaliação do ensino superior. Sorocaba, v. 21, n. 3. http://periodicos.uniso.br/ojs /index.php/avaliacao/article/view/2779
Marconi, M. A., & Lakatos, E. V. (2022). Metodologia científica. Atlas.
McClave, J. T., Benson, P. G., & Sincich, T. (2015). Estatística para administração e economia. Pearson.
Ministério da Educação (MEC). (2022a). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). http://portal.mec.gov.br/component/content/270-programas-e-acoes-1921564125/sinaes-2075672111/12303-sistema-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior-sinaes
Ministério da Educação (MEC). (2022b). Indicadores de qualidade da Educação Superior. https://www.gov.br/INEP/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior
Oliveira, S. B., Barros, R. M., & Silva, J. J. (2020). As avaliações em larga escala externas e suas implicações na prática docente e no processo de ensino e aprendizagem. Em Conedu - VI Congresso Nacional de Educação . https://www.editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2019/ebook1/PROPOSTA_EV127_MD4_ID11440_20092019170405.pdf
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). (2019). A promessa das avaliações de aprendizagem em larga escala: Reconhecer os limites para desbloquear oportunidades. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372615
Primi, R., Silva, M. C. R., & Bartholomeu, D. (2018). A validade do Enade para avaliação de cursos superiores. Examen: política, gestão e avaliação da educação, v. 2, n. 2, 128-151.
Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. Cortez.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). (2022). http://portal.mec.gov.br/component/content/270-programas-e-acoes-1921564125/sinaes-2075672111/12303-sistema-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior-sinaes
Smole, K. (2021). Avaliações em larga escala no Brasil e no mundo. https://www.institutoreuna.org.br/uploads/files/file/ Reuna_pesquisa _avaliacoes_larga_escala.pdf
Sousa, C. P., & Ferreira, S. L. (2019). Avaliação de larga escala e da aprendizagem na escola: Um diálogo necessário. Revista Psicologia da Educação, 48, 2019, p.13-23. DOI: 10.5935/2175-3520.20190003